O Departamento de Defesa anunciou em 1º de março um novo pacote de Iniciativa de Assistência à Segurança de US$ 125 milhões à Ucrânia que inclui treinamento, equipamentos e esforços de consultoria para ajudar as forças da Ucrânia a preservar sua integridade territorial, proteger suas fronteiras e melhorar a interoperabilidade com a OTAN.
Essa ação reafirma o compromisso americano de fornecer armas letais defensivas para que a Ucrânia se defenda com mais eficácia contra a agressão russa. O pacote inclui mais dois barcos-patrulha Mark VI, elevando para oito unidades do mesmo tipo ja encomendadas.
O pacote também inclui recursos para aumentar as ações de comando e controle (C2) das forças da Ucrânia por meio do fornecimento de radares de contra-artilharia e equipamentos táticos adicionais; suporte contínuo para imagens de satélite e capacidade de análise; e equipamento para apoiar o tratamento médico militar e procedimentos de evacuação de combate (MEDVAC). Isto deve incrementar as ações com helicópteros nas Forças Armadas d Ucrânia).
Os Estados Unidos já repassaram mais de US$ 2 bilhões em assistência à segurança à Ucrânia desde 2014 e continuam empenhados em ajudar a Ucrânia na implementação dessas reformas para promover suas aspirações euro-atlânticas em apoio a uma Ucrânia segura, próspera, democrática e livre.