• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EUA libera o envio de 1800 bombas Mk.84 com kit JDAM para Israel

27 de janeiro de 2025
EUA libera o envio de 1800 bombas Mk.84 com kit JDAM para Israel. Ao todo 1800 Mk.84 com kit JDAM estão sendo eviadas as IDF. Foto: Boeing.
EUA libera o envio de 1800 bombas Mk.84 com kit JDAM para Israel. Ao todo 1800 Mk.84 com kit JDAM estão sendo eviadas as IDF. Foto: Boeing.

EUA libera o envio de 1800 bombas Mk.84 com kit JDAM para Israel. A Casa Branca instruiu o Pentágono a liberar o bloqueio imposto pelo governo Biden, liberando o envio imediato bombas Mk.84 (2.000 libras) equipadas com kits JDAM para Israel.

A decisão do presidente Joe Biden de interromper a entrega de um carregamento de bombas de 2.000 libras em maio passado desencadeou uma das maiores crises que o relacionamento diplomático entre EUA-Israel, enfrentadas durante os 15 meses de conflito em Gaza. Com a saída de Joe Biden, e o ingresso no Donald Trump, imediatamente a sanção foi revogada.

O governo israelense foi notificado pelo Pentágono sobre a liberação na sexta-feira, 24/0. As autoridades disseram que 1.800 bombas Mk.84 com kits JDAM (Joint Direct Attack Munition), que estavam armazenadas nos EUA, serão colocadas em um navio e entregues a Israel nos próximos dias. A Mk.84 COM KIT JDAM transforma ela em uma Guided Bomb Unit (GBU-31), isto é, em um bomba inteligente guida por INS/GPS.

“Muitas coisas que foram encomendadas e pagas por Israel, mas não foram enviadas por Biden, agora estão a caminho!”, escreveu o presidente Trump na rede social Truth no dia 24/01.

O bloqueio — que Biden usou para protestar contra a invasão israelense de Rafah — se tornou um símbolo político muito mais do que uma questão militar ou humanitária, sendo usado pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para mobilizar os republicanos contra Biden. O governo Biden estava preocupado de que o uso de bombas de 2.000 libras por Israel em áreas densamente povoadas de Gaza pudesse causar baixas civis significativas.

Netanyahu e seus apoiadores em Israel e nos EUA usaram a decisão de Biden para alegar falsamente que havia um “embargo de armas” dos EUA contra Israel. A decisão de Biden também gerou críticas significativas da comunidade judaica nos EUA, com tendência majoritariamente democrata. Por outro lado, a suspensão pouco fez para diminuir as críticas dos progressistas a Biden por seu apoio a Israel.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login