Segundo fontes do Pentágono, no próximo ano, os Estados Unidos darão inicio a testes com um Sikorsky S-76B Spirit e dois Sikorsky UH-60A Black Hawks, especialmente equipados para testes com sistemas de controle remoto de aeronaves, transformando-os em verdadeiros helicópteros não tripulados ou se preferir UAV 0 (Unmanned Aerial Vehicle).
Fontes da Sikorsky, revelam mais informações entre elas que será usado o software Matrix. Trata-se de um contêiner pequeno e simples que só precisa ser conectado à linha de controle do helicóptero para transformá-lo em um veículo não tripulado. A matriz possui três modos principais de operação: modo totalmente não tripulado sem a participação de um operador, modo com a participação de um operador e modo com a participação de dois operadores. É algo simples e remete a situação que qualquer vetor poderá em breve “virar” um drone, independente do tamanho e tipo de missão.
Engenheiros da Sikorsky afirmam que a integração do Matrix na linha de controle do helicóptero levará no máximo uma hora e , o mesmo tempo para ensinar o operador a manejar o software de maneira adequada. O software permite o controle do helicóptero com comandos de voz, entre os quais – decolagem, reversão, espera, pouso e outros.
Com a evolução da inteligência artificial, existem cada vez mais projetos de transformar aeronaves de gerações mais antigas em UAV e até UVAV, colocando um novo conceito nas operações aérea, o de retirar tripulações de áreas de risco, seja elas de combate, SAR/C-SAR ou mesmo de funções cotidianas mas que agreguem risco, como monitorar tempestades.
@CAS