EUA implantará UAS MQ-9 no Japão (JMSDF). De acordo com a NHK, os Estados Unidos estão buscando permissão do Governo de Tóquio para implantar sete General Atomics MQ-9 Reaper da USAF na base aérea da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF – Japan Maritime Self-Defense Force), de Kanoya, situada na província de Kagoshima. Objetivo: observar as crescente atividades marítimas da Marinha da China (PLAN – People’s Liberation Army Navy).
Se autorizado pelo Japão, será a primeira vez que os MQ-9 voarão baseados na região para intensificar a vigilância marítimas dos navio da PLAN. Na verdade, segundo a NHK, os dois lados estão considerando seriamente a implantação de sete Reapers em Kanoya, pois traria benefícios de inteligência para ambos o países. Vale lembrar que desde o início da pandemia de COVID-19, as atividades miliares da China tem crescido muito em todas as suas fronteiras, inclusive no espaço aéreo e no Mar do Japão.
Os governos japonês e norte-americano dizem que as autoridades americanas visitarão a base já no próximo mês para inspecionar hangares e acomodações. Cerca de 100 funcionários dos EUA devem operar e manter as aeronaves. O plano vem depois que os chefes de relações exteriores e de defesa dos dois países concordaram que seu pessoal deveria aumentar o uso compartilhado de instalações para monitorar a China, Coreia do Norte e Rússia. O Ministério da Defesa do Japão planeja informar o prefeito da cidade de Kanoya sobre o assunto. Se aprovado, os MQ-9 devem chegar ao Japão em março.
@CAS