• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EUA implanta aeronaves F/A-18C/D na Arábia Saudita

13 de janeiro de 2022
EUA implanta aeronaves F/A-18C/D na Arábia Saudita (Foto: USAF/Airman Sênior Jacob B Wrightsman).
EUA implanta aeronaves F/A-18C/D na Arábia Saudita (Foto: USAF/Airman Sênior Jacob B Wrightsman).

EUA implanta aeronaves F/A-18C/D na Arábia Saudita. O VMFA-115 -‘Silver Eagles’ do US Marine Corps (USMC) chegou à base Base Aérea Prince Sultan (PSAB) da Royal Saudi Air Force (RSAF) em 23 de dezembro de 2021, trazendo consigo um esquadrão completo de caças multifuncionais F/A-18C/D Hornet Legacy. A PSAB é local estratégico onde a unidade ajudará a fortalecer a presença doméstica contínua do Comando Central dos Estados Unidos (USCENTCOM – United States Central Command)

Esta provavelmente será uma das (se não a) última implantação que a unidade conduzirá com o Hornet, uma vez que el está programada para fazer a transição para o caça stealth multifuncional Lockheed Martin F-35C Lightning II no ano fiscal de 2023 – tornando-se a terceira unidade do USMC o modelo Charlie. O VMFA-115 é sediado em Beaufort, South Carolina.

Um voo de três Hornets Legacys operados pelo USMC - compreendendo dois F/A-18C e um F/A-18D do VMFA-115  -'Silver Eagles' sobrevoam a Base Aérea Prince Sultan após sua chegada na Arábia Saudita Arábia em 23 de dezembro de 2021 (Foto: USAF/Airman Sênior Jacob B Wrightsman).
Um voo de três Hornets Legacys operados pelo USMC – compreendendo dois F/A-18C e um F/A-18D do VMFA-115 -‘Silver Eagles’ sobrevoam a Base Aérea Prince Sultan após sua chegada na Arábia Saudita Arábia em 23 de dezembro de 2021 (Foto: USAF/Airman Sênior Jacob B Wrightsman).

O Tenente-Coronel Tim Miller, comandante do VMFA-115, disse: “Estrategicamente a partir deste local, aumentamos a flexibilidade e os recursos disponíveis do Comandante do Componente Aéreo das Forças Combinadas para se movimentar com fluidez pelo teatro. Trazemos um ataque de longo e curto alcance e capacidade defensiva antiaérea que reforça o poder de combate credível que procuramos projetar em conjunto com nossos parceiros e aliados para estabilizar ainda mais esta região”.

Um F/A-18D Hornet do VMFA-115 chega à Base Aérea Prince Sultan em 23 de dezembro de 2021. (Foto: USAF/Airman Sênior Jacob B Wrightsman).
Um F/A-18D Hornet do VMFA-115 chega à Base Aérea Prince Sultan em 23 de dezembro de 2021. (Foto: USAF/Airman Sênior Jacob B Wrightsman).

Desde que o ‘Silver Eagles’ chegou à PSAB em dezembro, a unidade está totalmente imersa no dia a dia das operações da base saudita. Também vem construindo parcerias com unidades locais da USAF e nações aliadas.

Miller continuou: “Desde o primeiro dia, a interoperabilidade tem sido excelente, tivemos a capacidade de nos integrar totalmente às operações de combate. Nossa interoperabilidade é tudo, como força conjunta e como coalizão. Estamos absolutamente em sincronia com as forças conjuntas aqui, bem como com nossos parceiros e nações aliadas no teatro. Nossa presença aqui reforça o desejo dos EUA de ser um parceiro indispensável na região. Estamos aqui para aumentar a dissuasão, aumentar as oportunidades de treinamento com nossos países parceiros e, se necessário, estamos 100% prontos para lutar”, acrescentou.

Vários F/A-18C/D Hornets estão na linha de voo da Base Aérea Prince Sultan depois de chegar à Arábia Saudita da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais (MCAS) Beaufort na Carolina do Sul em 23 de dezembro de 2021. EUA implanta aeronaves F/A-18C/D na Arábia Saudita (Foto: USAF/Airman Sênior Jacob B Wrightsman).
Vários F/A-18C/D Hornets estão na linha de voo da Base Aérea Prince Sultan depois de chegar à Arábia Saudita da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais (MCAS) Beaufort na Carolina do Sul em 23 de dezembro de 2021. EUA implanta aeronaves F/A-18C/D na Arábia Saudita (Foto: USAF/Airman Sênior Jacob B Wrightsman).

A chegada do VMFA-115 na Arábia Saudita, em última análise, fornece às forças do USCENTCOM um ativo significativo que aumenta o poder aéreo de combate credível na região. O Coronel Jason Smith, comandante do 378th Air Force Expedition, disse: “Isso envia uma mensagem clara e inequívoca à região. Nossa determinação continua muito forte sobre a paz e a segurança do Oriente Médio. Estamos dispostos a defendê-lo, se necessário. Somos uma força conjunta por completo, não fazemos nenhuma operação importante sem nossa força conjunta. É imperativo que trabalhemos juntos e treinemos juntos porque sem dúvida vamos lutar juntos”, concluiu.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login