EUA enviarão o sistema de defesa antimísseis THAAD para ajudar Israel contra o Irã. Os Estados Unidos enviarão uma bateria de Defesa de Área de Alta Altitude Terminal ou Terminal High Altitude Area Defense (THAAD) para Israel, junto com as tropas necessárias para operá-la, disse o Pentágono no domingo (13/10), mesmo com o Irã alertando Washington para manter as forças militares americanas fora de Israel.
O Maj. Gen. Pat Ryder, porta-voz do Pentágono, disse em uma declaração que o Secretário de Defesa Lloyd Austin autorizou a implantação da bateria THAAD sob a orientação do Presidente Joe Biden. Ele disse que o sistema ajudará a reforçar as defesas aéreas de Israel, após os ataques de mísseis balísticos do Irã contra Israel em abril e outubro deste ano.
A entrega do sistema de defesa antimísseis pode inflamar ainda mais o conflito no Oriente Médio, apesar dos esforços diplomáticos generalizados para evitar uma guerra total. O aviso iraniano veio em uma publicação na plataforma social X associada ao Ministro das Relações Exteriores Abbas Araghchi, que observou para que isto não ocorra, sob risco de haver uma resposta forte do Irã.
As forças israelenses e os combatentes do Hezbollah no Líbano estão em confronto desde 8 de outubro de 2023, quando o grupo militante libanês começou a disparar foguetes sobre a fronteira em apoio ao seu aliado, Hamas em Gaza. No final do mês passado, Israel lançou uma invasão terrestre no Líbano. Acredita-se que Israel esteja preparando uma resposta militar ao ataque do Irã em 1º de outubro, quando o país disparou cerca de 180 mísseis contra Israel.
Em uma breve conversa com repórteres antes de deixar a Flórida no domingo, Biden disse que concordou em mobilizar a bateria THAAD “1para defender Israel”. Biden falou na Base Aérea MacDill em Tampa após fazer uma rápida visita para ver os danos causados pelo furacão Milton e se encontrar com socorristas, moradores e líderes locais.
Não ficou imediatamente claro de onde a bateria THAAD viria ou quando chegaria. O Tenente-Coronel Nadav Shoshani, um porta-voz do exército israelense, se recusou a fornecer qualquer cronograma para sua chegada, mas agradeceu o apoio dos EUA.
Os EUA enviaram uma das baterias para o Oriente Médio junto com batalhões Patriot adicionais para reforçar a proteção de suas forças na região no final do ano passado após o ataque de 7 de outubro de 2023 a Israel por militantes do Hamas. Os EUA enviaram também uma bateria THAAD para Israel em 2019 para treinamento.
O THAAD adicionará outra camada às já significativas defesas aéreas de Israel, que incluem sistemas separados projetados para interceptar ameaças de longo, médio e curto alcance. Israel aposentou recentemente seus sistemas Patriot feitos nos EUA após décadas de uso.
De acordo com um relatório de abril do Congressional Research Service, o US Army tem sete baterias THAAD. Geralmente, cada uma consiste em seis lançadores montados em caminhões, 48 interceptores, equipamentos de rádio e radar e requer 95 soldados para operar.
O THAAD é fabricado pela Lockheed Martin e é considerado um sistema complementar ao Patriot, mas pode defender uma área mais ampla. Ele pode atingir alvos em alcances de 150 a 200 quilômetros (93 a 124 milhas) e é usado para destruir ameaças de mísseis balísticos de curto, médio e médio alcance que estejam dentro ou fora da atmosfera.
@CAS