EUA envia bombardeiros B-52H e mais caças F-15E para o Oriente Médio. A USAF descolou recentemente para o Oriente Médio, pelo menos seis bombardeiros B-52H Stratofortress, um Esquadrão adicional de caças F-15E Strike Eagle e mais aviões-tanque. A movimentação é mais uma ação conjunta com Israel, que tem por objetivo ampliar a dissuasão contra o Irã e de seus representantes locais.
De acordo com autoridades dos EUA, a nova onda de poder aéreo no Oriente Médio foi projetada para compensar a partida do grupo de ataque do porta-aviões USS Abraham Lincoln, que deixará a área em breve. A ação é necessária porque o regime iraniano ameaça atacar Israel depois dos ataques aéreos retaliatórios de 26 de outubro.
“Esses movimentos demonstram a natureza flexível da postura de defesa global dos EUA e a nossa capacidade de mobilização global em curto prazo para enfrentar as crescentes ameaças à segurança nacional”, disse o Major-General Patrick S. Ryder, secretário de imprensa do Pentágono, em recente declaração.
O Pentágono não informou onde foram implantados os seis B-52H da 5ª Ala de Bombardeiros de Minot, Dakota do Norte. Analisando a movimentação das aeronaves de transporte da USAF na região, os bombardeiros provavelmente estão sediados na maior base americana no Oriente Médio, a Base Aérea de Al Udeid, no Catar. É a primeira implantação do B-52 no Oriente Médio desde 2019.
O secretário de Defesa Lloyd J. Austin III também ordenou o envio de mais contratorpedeiros com capacidade de defesa antimísseis para a região. “Essas forças começarão a chegar nos próximos meses”, disse Ryder. Essas medidas vêm na esteira de outras medidas tomadas pelo Pentágono para fortalecer a postura militar dos EUA no Oriente Médio.
No mês passado, os EUA implantaram em Israel um sistema de defesa de mísseis balísticos Terminal High Altitude Area Defense (THAAD). Mais de 2.000 Fuzileiros Navais estão no Mediterrâneo oriental como parte de uma Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais do Grupo Anfíbio Pronto (ARG/MEU) liderada pelo navio de assalto anfíbio USS Wasp.
Recentemente, caças F-16 do 480º Esquadrão de Caça da Base Aérea de Spangdahlem, na Alemanha, e aviões-tanque KC-46 Pegasus foram enviados para o Oriente Médio. Agora, Austin enviou os B-52s e outros ativos para “manter nossos compromissos com a proteção dos cidadãos e forças dos EUA no Oriente Médio, a defesa de Israel e a redução da tensão por meio de dissuasão e da diplomacia”, disse Ryder. “O secretário Austin continua a deixar claro que, caso o Irã, seus parceiros ou seus representantes usem esse momento para atingir pessoal ou interesses americanos na região, os Estados Unidos tomarão todas as medidas necessárias para defender nosso povo.”
Fonte: AF&SM
@FFO