EUA entregou os primeiros T-6C Texan II ao Vietnã. Em um momento histórico, os Estados Unidos recentemente entregou para o Vietnã um lote de cinco turboélices de treinamento Beechcraft T-6C Texan II. Foram as primeiras aeronaves militares fornecidas pelos EUA para a Força Aérea Popular do Vietnã (VPAF).
Ostentando a pintura completa da VPAF e matrículas provisórias americanas (futuras matrículas VPAF 601 à 605), o quinteto Texan II deixou os EUA no início deste mês para um longo voo de translado até a Ásia, atravessando a Europa e o Oriente Médio. No dia 18/11 eles pousaram no Aeroporto Tan Son Nhat, em Ho Chi Minh.
Na quarta-feira (20), o embaixador dos EUA no Vietnã, Marc Knapper, o Comandante do Comando da USAF no Pacífico, General Kevin B. Schneider, o Comandante da VPAF, Tenente-General Nguyen Van Hien, participaram da cerimônia de transferência das aeronaves para o governo vietnamita.
“Esta entrega representa um importante passo à frente em nossa crescente parceria com o Vietnã. As aeronaves T-6C fornecerão suporte valioso ao programa de treinamento de pilotos do Vietnã, refletindo nossa visão compartilhada de uma nação forte, próspera, independente e resiliente que contribui para a estabilidade e segurança regionais”, disse o Embaixador Knapper.
Desde o fim da Guerra entre ambos países, na década de 1970, o Vietnã tem sido apoiado pela União Soviética (atual Rússia), onde a VPAF opera uma frota de aeronaves de combate Sukhoi Su-30 e Su-22. Em 2019, o país comprou 12 jatos de treinamento russos Yak-130, levando à especulação de que poderia estar negociando novos caças russos, o que até o momento não se concretizou.
Em 2021, o Vietnã encomendou as 12 novas aeronaves T-6C Texan, na primeira negociação de defesa realizada após Washington suspender a proibição de vendas de armas ao país asiático em 2016. Quando comissionados pela VPAF, os Texan II serão operados pelo Regimento 920, sediado na Base Aérea de Phan Thiet, na província central de Binh Thuan.
@FFO