EUA e Turquia negociam retorno do país ao programa F-35 JSF. Os Estados Unidos estaria negociando o possível retorno da Turquia ao Programa F-35 JSF (Joint Strike Fighter), após o país ter sido banido do projeto em 2019, depois que confirmou a compra de sistemas de defesa aérea S-400 da Rússia. O país planejava comprar até 100 F-35A para modernizar a Força Aérea Turca (TUAF).
De acordo com o jornal grego Kathimerini, autoridades americanas estão negociando com Ancara uma gradual desativação dos S-400 de fabricação russa, o que abriria uma possibilidade para a Turquia voltar a sonhar com o caça de quinta geração F-35A Lightning II.
O plano envolve a transferência das baterias S-400 para uma unidade dos EUA sediada na Base Aérea de Incirlik, no sul da Turquia. O acordo permitiria à Turquia manter o sistema sem quebrar seu acordo com a Rússia, ao mesmo tempo em que alivia as preocupações ocidentais sobre a integração de tecnologia russa na estrutura de defesa aérea da OTAN.
O membro do American Enterprise Institute e ex-funcionário do Pentágono, Michael Rubin, confirmou a informação ao Kathimerini. “Minhas fontes na região dizem que durante sua visita de 1º e 2 de julho deste ano à Turquia, Celeste Wallander, secretária assistente de defesa para assuntos de segurança internacional, e Michael Carpenter, conselheiro especial do presidente e diretor sênior para a Europa no Conselho de Segurança Nacional dos EUA, discutiram a proposta com seus colegas turcos. Em troca do retorno ao programa F-35, eles exigiram que a Turquia entregasse os S-400s aos Estados Unidos ou os transferisse para a Unidade americana na Base de Incirlik”, disse Rubin.
Após a visita, a Embaixada dos EUA em Ancara relatou esforços contínuos para fortalecer a parceria de defesa entre ambos países, mas recentemente um porta-voz do Pentágono confirmou que nada se alterou ainda desde 2019, quando a Turquia comprou os S-400 dos russos.
Até agora, o governo turco se mostra amplamente desfavorável a proposta dos EUA, no entanto Rubin enfatizou que as negociações continuarão pelas próximas semanas. Apesar da eleição presidencial que se avizinha, em Washington há um sentimento de que as sanções do Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act (CAATSA) impostas à Turquia poderão cair.
A Grécia vê com grande preocupação as conversas dos Estados Unidos com a Turquia. Com longo histórico de rusgas e desentendimentos regionais, Atenas é um forte opositor do retorno da Turquia ao Programa F-35 JSF. Segundo o jornal Kathimerini, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, já sinalizou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, sobre sua preocupação das conversas entre ambos países.
@FFO