• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EUA e parceiros regionais estabelecem nova célula de operações de defesa aérea no Catar

23 de janeiro de 2026
EUA e parceiros regionais estabelecem nova célula de operações de defesa aérea no Catar. B-52H voa ao lado de caças F-16C. Foto: US CENTCOM.
EUA e parceiros regionais estabelecem nova célula de operações de defesa aérea no Catar. B-52H voa ao lado de caças F-16C. Foto: US CENTCOM.

EUA e parceiros regionais estabelecem nova célula de operações de defesa aérea no Catar. O Comando Central dos EUA e parceiros regionais inauguraram esta semana uma nova célula de coordenação na Base Aérea de Al Udeid, no Catar, para aprimorar a defesa aérea e antimíssil integrada.

A nova Célula de Operações Combinadas de Defesa Aérea do Oriente Médio está localizada no Combined Air Operations Center, sendo composta por pessoal dos EUA e de parceiros regionais. 

O Combined Air Operations Center sediado no Catar, foi estabelecido há mais de 20 anos, e atualmente, inclui representantes de 17 nações que coordenam o emprego de recursos aéreos militares em todo o Oriente Médio. A nova célula de operações foi projetada para aprimorar a coordenação e a integração dos esforços de defesa aérea e antimíssil entre os 17 parceiros regionais.

MIM-104 Patriot. Foto: US CENTCOM.
MIM-104 Patriot. Foto: US CENTCOM.

“Este é um passo significativo para o fortalecimento da cooperação regional em defesa”, disse o Almirante Brad Cooper, comandante do US CENTCOM. “Esta célula melhorará como as forças regionais se coordenam e compartilham as responsabilidades de defesa aérea e antimíssil em todo o Oriente Médio.” 

F-16. Foto: US CENTCOM.
F-16. Foto: US CENTCOM.

Os membros do Comando Central da Força Aérea dos EUA trabalharão em conjunto com seus homólogos regionais na célula de operações, planejando exercícios multinacionais, conduzindo treinamentos e respondendo a contingências. A célula também será responsável por compartilhar informações e alerta de ameaças.

“A [célula] cria um espaço consistente para compartilhar conhecimento especializado e criar coletivamente novas soluções em conjunto com nossos parceiros regionais”, disse o Tenente-General da Força Aérea Derek France, comandante da Força Aérea Central dos EUA. “Isso fortalece nossa defesa aérea e antimíssil integrada em toda a região.” 

Caças F-16. Foto: US CENTCOM.
Caças F-16. Foto: US CENTCOM.

A formação da célula ocorre após a inauguração, no ano passado, de dois postos de comando combinados bilaterais para defesa aérea e antimíssil. As novas instalações, inauguradas pelo Comando Central do Exército dos EUA em parceria com o Catar e o Bahrein, servirão como centros para planejamento, coordenação e operações integradas de defesa aérea.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login