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EUA e França trabalham na certificação do REVO entre Rafale M e F/A-18

21 de maio de 2025

A joint test team from the French Navy’s Fleet Support and the Naval Aeronautics Experimentation Center (CEPA/10S) and the U.S. Navy’s Air Test and Evaluation Squadron (VX) 23 are leading flight tests that will enable the French fighter jet Dassault Rafale to aerial refuel with naval aviation’s F/A-18 Hornet and Super Hornet and EA-18G Growler. The tanker qualification partnership paves the way for an extended reach and enhanced interoperability for allied airpower. (U.S. Navy photo by Erik Hildebrandt)

EUA e França trabalham na certificação do REVO entre Rafale M e F/A-18. Um F/A-18F "revoando" com um Rafale M sobre a região do Rio Patuxent, em Maryland no mês passado (Foto: US Navy/Erik Hildebrandt).
EUA e França trabalham na certificação do REVO entre Rafale M e F/A-18. Um F/A-18F “revoando” com um Rafale M sobre a região do Rio Patuxent, em Maryland no mês passado (Fotos: US Navy/Erik Hildebrandt).

EUA e França trabalham na certificação do REVO entre Rafale M e F/A-18. As Marinhas dos Estados Unidos (US Navy) e da França (Marine Nationale) estão trabalhando em conjunto para certificar o sistema de reabastecimento em voo (REVO) entre os caças navais Dassault Rafale M e Boeing F/A-18.

De acordo com a Divisão de Aeronaves do Centro de Guerra Aérea Naval (NAWCAD) da USN, estão em andamento os testes para aprimorar a interoperabilidade com os aliados, permitindo que os caças franceses Rafale M reabasteçam em voo os jatos americanos F/A-18C/D Hornet, F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler.

Um Rafale M está há algumas semanas nos Estados Unidos para os voos de testes (Fotos: US Navy/Erik Hildebrandt).
Um Rafale M está há algumas semanas nos Estados Unidos para os voos de testes (Fotos: US Navy/Erik Hildebrandt).

Os testes estão sendo conduzidos por uma equipe conjunta da Divisão de Testes de Voo da Direção Geral de Armamentos Francesa ​DGA/EV), do Centro de Experimentação Aeronáutica Naval Francês (CEPA/10S) e do Esquadrão de Testes e Avaliação Aérea 23 (VX 23) da US Navy.

Embora a intenção dos testes atuais seja a certificação do sistema REVO entre ambas aeronaves, essa ideia está em testes há algum tempo. No início deste ano, um Rafale M reabasteceu um Super Hornet durante o Exercício Conjunto Pacific Steller realizado nas Filipinas no mês de fevereiro. Por outro lado, em março de 2015, um F/A-18E reabasteceu dois Super Etendards e um Rafale M franceses sobre o Golfo Pérsico.

O REVO entre os dois caças permitirá que eles operem embarcados nos porta-aviões de ambas Forças (Fotos: US Navy/Erik Hildebrandt).
O REVO entre os dois caças permitirá que eles operem embarcados nos porta-aviões de ambas Forças (Fotos: US Navy/Erik Hildebrandt).

Quando operando embarcados no porta-aviões FNS Charles De Gaulle, os caças Dassault Rafale M são frequentemente empregados em missões REVO. Da mesma forma, a Marinha dos EUA utiliza os seus F/A-18 equipados com kits REVO para ampliar o raio de ação dos seus caças das Alas Aéreas Embarcadas quando operando em missões de combate.

Para atuar como “avião-tanque”, o Rafale M é equipado com quatro tanques de combustível externos sob as asas (dois de 2.000 litros e dois de 1.250 litros), juntamente com um pod de reabastecimento “buddy ” de nova geração NARANG da Safran, instalado no center line do caça.

Com a forte interoperabilidade das aviações de ambas Marinhas, certificar o REVO entre o Rafale M e o Super Hornet abrirá a possibilidade de desdobramentos desses caças nos seus porta-aviões, semelhante ao que ocorreu em 2020 com os F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA operando a bordo do porta-aviões HMS Queen Elizabeth da Marinha Real Britânica.

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