• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EUA e Austrália desenvolverão míssil hipersônico

2 de dezembro de 2020
Lançamento de um veículo hipersônico de testes na Pacific Missile Range Facility, em Kauai, Havaí. Austrália e EUA estão se unindo no desenvolvimento de armas hipersônicas (Foto: US Navy).

Em 30 de novembro, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) e o Departamento de Defesa da Austrália (ADD) anunciaram a parceria para um programa conjunto, visando o desenvolvimento de um míssil intercontinental hipersônico, chamado SCIFiRE – Southern Cross Integrated Flight Research Experiment.

“O SCIFiRE é um elo da amizade e da forte parceria entre os Estados Unidos e a Austrália. Esta iniciativa será essencial para o futuro da pesquisa e desenvolvimento hipersônico, garantindo que os EUA e nossos aliados liderem o mundo no avanço desta capacidade de combate”, disse Michael Kratsios, Subsecretário em Exercício de Defesa para Pesquisa e Engenharia.

O Pentágono não divulga quais tecnologias específicas de propulsão airbreathing serão trabalhadas. Normalmente, essas tecnologias hipersônicas airbreathing referem-se aos motores scramjet, que desempenham velocidades superiores a Mach 5. O DoD também não diz quando a tecnologia poderá entrar na fase de testes em voo.

O projeto SCIFiRE alavancará o programa anterior HIFiRE – Hypersonic International Flight Research Experimentation, outro esforço de co-desenvolvimento entre Washington e Canberra, iniciado em 2006. HIFiRE foi uma colaboração entre a NASA, o Laboratório de Pesquisa da USAF e o Australia’s Defence Science and Technology Organisation, para aprimorar os conhecimentos sobre os motores scramjet.

A nova arma será um míssil de precisão classe Mach 5, lançado por propulsão e movido por um motor scramjet air-breathing. A nova arma poderá ser transportada por aeronaves como o F/A-18F Super Hornet, EA-18G Growler e F- 35A Lightning II, bem como a aeronaves de vigilância marítima P-8A Poseidon.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login