EUA doará helicópteros AH-1 e UH-1Y a República Tcheca. Os Estados Unidos darão à República Tcheca oito helicópteros militares Bell. A informação foi confirmada pela embaixada dos EUA em Praga, e é um reconhecimento pela ajuda do país a OTAN, na crise da Ucrânia, após a invasão russa em 24 de fevereiro deste ano.
Os tchecos estão procurando acelerar a modernização de seu exército, trocando os equipamentos da era soviética por ocidentais, o que inclui desativar toda frota de helicópteros russos. Recentemente, a Vzdušné síly armády České republiky (CzAF – Czech Air Force) ou Força Aérea Tcheca, doou parte de sua frota em excesso para as Forças Armadas da Ucrânia, em um nítido apoio ao esforço de guerra do país.
“Está sendo mostrado que nossa postura clara e inabalável desde o início da invasão russa à Ucrânia está valendo a pena”, disse a Ministra da Defesa Techa Jana Cernochova. “Não apenas conquistamos o respeito de nossos aliados devido aos nossos esforços para ajudar a Ucrânia, mas também recebemos seu apoio na modernização de nosso exército”.
Os helicópteros somam-se a 12 encomendados anteriormente e serão gratuitos, exceto pelos custos de transferência e atualizações. “Confirmamos com prazer a transferência de 6 AH-1Z a 2 UH-1Y no âmbito do programa Excess Defense Articles”, disse a embaixada dos EUA.
Em setembro de 2020, a Bell Textron recebeu um contrato de US$ 272 milhões para a produção e entrega de oito helicópteros UH-1Y Venom e quatro AH-1Z Viper para o CzAF. Em julho de 2021, a Bell Textron iniciou a montagem do primeiro CzAF UH-1Y Venom. Um total de 160 UH-1Y foram construídos para o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC).
A transferência significa que a República Tcheca terá 10 helicópteros de ataque AH-1Z Viper e 10 helicópteros utilitários UH-1Y Venom. As aeronaves novas de fábrica devem chegar em 2023.
@CAS