EUA doa oito helicópteros bimotores para o Panamá. O Serviço Nacional Aeronaval do Panamá (SENAN), recebeu recentemente oito helicópteros doados pelos Estados Unidos, destinados a reforçar as operações de segurança pública, tráfico de drogas, migração ilegal, ajuda humanitária, entre outros.
São oito helicópteros bimotores Bell UH-1ST destinados ao Programa de Aviação do Escritório Internacional de Assuntos Antinarcóticos e de Aplicação da Lei dos EUA (INL) do SENAN. Mantido pelo governo americano desde 2014, o Programa de Aviação INL-SENAN já recebeu mais de US$ 90 milhões em investimentos.
De acordo com o governo panamenho, os “novos” UH-1ST substituirão oito envelhecidos helicópteros monomotores UH-1H(S) utilizados em operações pelo Programa de Aviação INL-SENAN. Entre 2014 e 2019, o governo dos EUA doou 12 UH-1H(S) para o programa binacional de segurança, mas atualmente apenas seis estavam em condições operacionais.
A selva panamenha de Darién é a fronteira natural entre a América do Sul e a América Central, e é utilizada por milhares de migrantes irregulares de todo o mundo, em especial da Venezuela, que viajam para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor.
O Programa de Aviação INL-SENAN tem sido crucial para o sucesso das operações contra o crime organizado na região, especialmente em Darién. Os novos helicópteros bimotores irão reforçar as operações na região de fronteira, realizando desde operações contra crimes internacionais, busca e salvamento e ajuda humanitária.
@FFO