• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EUA dizem que J-11 chinês voou a 3 metros de B-52 da USAF

31 de outubro de 2023
EUA dizem que J-11 chinês voou a 3 metros de B-52 da USAF. Print do vídeo feito de dentro do B-52, onde mostra o J-11B colado a aeronave americana. Foto: USAF.
EUA dizem que J-11 chinês voou a 3 metros de B-52 da USAF. Print do vídeo feito de dentro do B-52, onde mostra o J-11B colado a aeronave americana. Foto: USAF.

EUA dizem que J-11 chinês voou a 3 metros de B-52 da USAF.  O Pentágono divulgou mais imagens de jatos chineses aproximando-se perigosamente de aeronaves norte-americanas sobre o Mar do Sul da China. Desta vez foi um Shenyang J-11B Flanker L (versão chinesa do Sukhoi Su-27).

Segundo o Pentágono, o caça chinês da People’s Liberation Army Air Force (PLAAF) chegou a 3 metros de um bombardeiro Boeing B-52H da USAF sobre o Mar da China Meridional no último 24 de outubro. A interceptação perigosa, quase causou um potencial acidente em meio as disputas dos dois países pela influência na região.

Boeing B-52 da USAF similar ao envolvido no incidente de 24 de outubro. Foto: USAF.
Boeing B-52 da USAF similar ao envolvido no incidente de 24 de outubro. Foto: USAF.

Na interceptação noturna, o caça bimotor Shenyang J-11B aproximou-se do avião da USAF em uma “velocidade excessiva descontrolada, voando abaixo, na frente e a menos de 3 metros do B-52, colocando ambas as aeronaves em perigo de uma colisão”, disse o Comando Indo-Pacífico (United States Pacific Command — USPACOM) em comunicado divulgado na noite de quinta-feira 26/10.

“Nossa preocupação é que este piloto não soubesse o quão perto esteve de causar uma colisão”, disseram os militares americanos. O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China colocou a culpa nos EUA, sugerindo que o avião americano sobrevoava o Mar da China Meridional como uma provocação deliberada.

EUA dizem que J-11 chinês voou a 3 metros de B-52 da USAF. Shenyang J-11B Flanker L da PLAAF similar ao envolvido no incidente de 24 de outubro. Foto: USAF.
EUA dizem que J-11 chinês voou a 3 metros de B-52 da USAF. Shenyang J-11B Flanker L da PLAAF similar ao envolvido no incidente de 24 de outubro. Foto: USAF.

“Os aviões militares dos EUA viajaram milhares de quilômetros até à porta da China para exercitarem os seus músculos”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mao Ning.

🇺🇸🇨🇳 Footage of a dangerous approach between Chinese fighter jet J-11 and US Air Force B-52 bomber over South China Sea.

The J-11 came within 10 feet of the bomber narrowly avoiding collision. pic.twitter.com/KqCfG8nnMl

— NATO🇺🇸 VS KREMLIN🇷🇺 (@eduinfotech101) October 27, 2023

 O aumento de incidentes, dizem funcionários do Departamento de Defesa, está causando preocupação de que, a qualquer momento, um acidente resulte em um conflito ativo entre os EUA e a China. Cerca de 180 interações semelhantes com combatentes chineses desde o outono de 2021.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login