EUA deverá ceder dois C-130H para suprir carência da Força Aérea Grega. A Força Aérea Grega, ou Hellenic Air Force (HAF), poderá receber dois C-130H Hércules da frota excedente dos Estados Unidos. O objetivo é recompor temporariamente a capacidade de transporte militar pesado da Grécia, atualmente baseada em três antigos C-130H, sendo que apenas dois estão operando.
A proposta de repasse temporário dos aviões à Grécia foi enviada pelo Departamento de Defesa dos EUA ao Congresso americano. É esperado que o governo grego anuncie a compra de novos Lockheed Martin C-130J Super Hércules.
Em novembro do ano passado, representantes da USAF, do Departamento de Defesa dos EUA e da Lockheed Martin estiveram em Atenas para uma reunião com autoridades do Ministério de Defesa da Grécia, da Direção Geral de Investimentos e Armamentos de Defesa (GDDIA) e da HAF.
Na reunião foi discutida uma Carta de Intenções (LOI) envolvendo a venda de quatro C-130J para a Grécia, com opção de mais duas aeronaves adicionais. Até o momento, não foi publicada nenhuma notificação oficial sobre a assinatura do pedido formal por parte de Atenas.
A carência de um novo vetor de transporte pesado para a HAF se tornou pública em fevereiro do ano passado, quando o seu único C-130H operacional foi destacado para uma missão de transporte humanitário na Turquia, em apoio às vítimas do grande terremoto que assolou o país. A missão não foi completada pelo C-130, que sofreu uma pane em voo e teve que pousar em um aeródromo alternativo na Grécia (saiba mais).
A HAF reúne os seus C-130 no 356º Esquadrão Tático (356 MTM -Mira Taktikon Metaforon) “Esquadrão Hércules” sediado na Base Aérea de Elefsis, a cerca de 15 km de Atenas. De acordo com os dados disponíveis, atualmente apenas dois C-130H estão operacionais, o 747 (com pintura especial alusiva aos 70 anos do 356 MTM) e o 751 (recentemente revisado pela OGMA, em Portugal). O terceiro Hércules, matrícula 752, atualmente está na Hellenic Aircraft Industries (HAI), em Tanagra, passando por revisão de grande porte. Os mais antigos C-130B teriam sido definitivamente aposentados.
@FFO