EUA deslocam aeronaves F/A-18D para o Oriente Médio. Em meio as crescentes tensões no Oriente Médio, inclusive com o conflite aberto entre Israel e o grupo Hamas , Os Estados Unidos implantaram uma unidade de ataque especializada em missões sob qualquer condição meteorológica. No dia 13 de maio chegaram a base aérea de Al Kharj/Prince Sultan (OEPS) na Arábia Saudita, quatro Boeing F/A-18D Hornets do US Marine Corps pertencentes ao Marine All Weather Fighter Squadron 224 (VMFA(AW)- 224), vinculados ao Marine Aircraft Group 31. Oficialmente o objetivo é cumprir uma missão de Dynamic Force Employment (DFE) ou Emprego de Força Dinâmica, sendo parte de uma força de emprego adicional para aprimorar a capacidade do US Central Command (USCENTCOM) de deter eventuais agressões, promover a segurança e a estabilidade dentro da sua área de responsabilidade.
O VMFA(AW) – 224, juntamente com seu pessoal de apoio vieram da Estação Aérea dos Fuzileiros Navais, Beaufort, Carolina do Sul, com apoio de um Boeing C-17 da USAF. A unidade será integrada rapidamente às operações aéreas do teatro da Central das Forças Aéreas dos EUA, incluindo a participação em eventos de coalizão e integração regional de nações parceiras. A presença da unidade no teatro destaca a capacidade dos militares dos EUA de desdobrar e empregar forças em qualquer lugar do mundo a qualquer momento.
“Essas implantações de curto prazo e alta intensidade aumentam a prontidão tanto para o AFCENT quanto para as unidades de implantação. AFCENT conduziu dois eventos DFE com unidades de caça da USAF nos últimos sete meses, e ambas as unidades deixaram o teatro com um nível de prontidão maior do que quando chegaram. A 9th Air Force (Air Forces Central) está entusiasmada por agora integrar nossos parceiros do Corpo de Fuzileiros Navais para esta iteração. ”
Tenente-General Greg Guillot – Comandante 9th Air Force (Air Forces Central).
O último desdobramento de força dinâmica do CENTCOM, um destacamento de F-15E Strike Eagles do 4th Fighter Wing da USAF da Base Aérea Seymour Johnson, SC, ocorreu em janeiro de 2021.
Curiosamente o envio e caças dos USMC para a região ocorre no momento em que as tensões aumentam nos territórios palestinos ocupados e a guerra saudita no Iêmen se intensifica. Nos últimos dias a Faixa de Gaza tem sido palco de bombardeios por parte de Israel, ao mesmo tempo que o Grupo Hamas e seus aliados atacam o território israelense.
Na outra ponta, o movimento Houthi Ansarullah do Iêmen, que tem lutado uma guerra de anos contra os saudita, tem aumentado seus ataques e nesta semana expressou total apoio ao povo palestino em suas luta Israel. O envio dos F/A-18D para a Arábia Saudita ocorre logo após o Presidente Joe Biden afirmar que “encerraria todo o apoio americano às operações ofensivas na guerra no Iêmen, incluindo a venda de armas relevantes”, o que soou para boa parte da impressa americana como um discurso que contradiz as ações.
@CAS