EUA dá luz verde para Canadá comprar até 16 P-8A Poseidon. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou a venda para o Canada de dezesseis Aeronaves de Patrulha Marítima Boeing P-8A Poseidon e serviços associados. O valor estimado do negócio é de US$ 6 bilhões, e será realizado através do programa de Vendas Estrangeiras Militares (FMS) do governo norte-americano.
O intenção do Canadá é comprar até 16 aeronaves P-8A Poseidon, junto com um número não especificado de motores CFM International (CFM56-7B27A), radares de busca de superfície multimissão AN/APY-10, sistemas de imagem eletro-ópticos/infravermelhos (EO/IR) WESCAM MX-20HD, sistemas acústicos AN/AAQ-2(V)I, Contramedidas Eletrônicas AN/ALQ-213, rádios AN/ARC-210 RT-2036(C); dispensadores de contramedidas AN/ALE-47, entre outros equipamentos, peças sobressalentes, suporte técnico e logístico, treinamento, etc.
“Esta proposta de venda aumentará a interoperabilidade entre as forças marítimas canadenses, americanas e aliadas, bem como sua capacidade de contribuir para missões navais de mútuo interesse. Isso melhorará significativamente a capacidade de guerra centrada em rede para as forças dos EUA que operam globalmente ao lado do Canadá”, disse a Agência de Cooperação em Segurança da Defesa dos EUA (DSCA), em recente comunicado.
A Força Aérea Real Canadense (RCAF) está trabalhando para encontrar um vetor substituto para a sua envelhecida frota de 14 Lockheed CP-140 Aurora (versão do P-3 Orion), adquiridos nos anos 1980, por uma nova aeronave chamada Canadian Multi-Mission Aircraft (CMMA). O novo vetor deverá ter capacidade de guerra antissubmarino (ASW) e Comando, Controle, Comunicação, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR).
O processo iniciou em fevereiro de 2022, quando o governo canadense lançou uma Solicitação de Informações (RFI), seguida de uma Carta de Intenções (LOR), nas quais foi determinado que o Boeing P-8A Poseidon seria a única aeronave que atenderia todos os requisitos operacionais da CMMA. Porém, mais recentemente, a Bombardier Canadá entrou no processo, oferecendo uma versão MPA do seu jato executivo de longo alcance Global 6500, equipado com sistemas de missão da General Dynamics.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO