EUA confirma venda de 40 caças F-16V Block 70 para a Turquia. O Departamento de Estado do governo dos Estados Unidos recentemente confirmou a venda de 40 novos caças Lockheed Martin F-16 Block 70 para a Força Aérea da Turquia (TUAF). É o fim de uma longa novela de atrasos e discussões entre os dois países.
“Os EUA têm orgulho de anunciar hoje [05/06] um grande passo em direção à compra de novos caças F-16 Block 70 pela Turquia – o mais avançado F-16 já fabricado, disponível apenas para Aliados e parceiros mais próximos. É apenas um exemplo mais recente do compromisso duradouro e da parceria dos EUA com a segurança da Turquia”, escreveu o Escritório de Assuntos Político-Militares do Departamento de Estado, nas suas redes sociais.
Há muito tempo Ancara negociava com Washington a compra desses caças F-16 Block 70, além de um pacote de modernização para a atual frota de F-16 Block 50 da TUAF. Entretanto, a tensão com a vizinha Grécia e, principalmente, a compra de sistemas de defesa aérea S400 da Rússia, causaram a expulsão do país do programa F-35 e paralisaram quaisquer negociações envolvendo a compra dos F-16.
O “nó” só foi desatado no início deste ano, depois que a Turquia votou a favor da entrada da Finlândia e da Suécia na OTAN. Sem essa decisão de Ancara, os dois países nórdicos não poderiam se juntar a Aliança, uma vez que a aprovação deve ter unanimidade de todos os demais membros.
O negócio aprovado pelo Departamento de Estado tem o valor estimado de US$ 23 bilhões, e envolve a venda dos 40 novos caças F-16V Block 70, 79 kits de modernização para os F-16 Bloco 50, e um extenso lote de mísseis AMRAAM AIM-120C-8, AIM-9X Bloco II, AGM-88E, bombas GBU-39/B, pods designadores de alvos AN/AAQ-33 SNIPER, entre outros itens.
A Lockheed Martin fabrica os F-16V Block 70 na sua unidade de Greenville, na Carolina do Sul. Quanto à conversão dos 79 caças F-16C/D Block 50 para o padrão Viper, deverá ser realizada localmente pela Turkish Aerospace Industries (TAI).
@FFO