• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EUA confirma MiG-29 ucranianos utilizando mísseis AGM-88 HARM

22 de agosto de 2022
EUA confirma MiG-29 ucranianos utilizando mísseis AGM-88 HARM (Foto ilustrativa: UAF).
EUA confirma MiG-29 ucranianos utilizando mísseis AGM-88 HARM (Foto ilustrativa: UAF).

EUA confirma MiG-29 ucranianos utilizando mísseis AGM-88 HARM. Um funcionário do Pentágono confirmou recentemente que a Força Aérea da Ucrânia (UAF) integrou os mísseis anti-radiação Northrop Grumman AGM-88 HARM, fornecidos pelos EUA, nos seus caças MiG-29. Esta informação vem após indícios da utilização do míssil norte-americano pelos ucranianos, no início deste mês.

Conforme noticiamos, o subsecretário de Defesa para Política dos EUA, Colin Kahl, já havia confirmado o fornecimento dos mísseis anti-radiação para os ucranianos, porém não forneceu detalhes sobre qual caça estava empregando a arma.

Northrop Grumman AGM-88 HARM

Falando para jornalistas em 19 de agosto, um oficial do Pentágono informou que um novo lote de mísseis HARM será enviado para a Ucrânia. A transferência é significativa porque fornece à Ucrânia a capacidade de destruição precisa de radares inimigos.

O funcionário do governo norte-americano disse que os ucranianos foram informados sobre a viabilidade do projeto de integração dos mísseis aos seus caças. Diante disso, “eles fizeram com sucesso”, afirmou.

O Pentágono trata o assunto de fornecimento de armas para a Ucrânia com cautela, justamente para deixar uma vantagem assimétrica e inesperada significativa diante do inimigo.

“Quando anunciamos pela primeira vez o fornecimento de mísseis HARM, não especificamos a arma. Descrevemos apenas que estávamos fornecendo um recurso anti-radar. Agora que vimos eles usando-o com sucesso, estamos mais à vontade para discutir o assunto, mas não estamos divulgando os números de mísseis fornecidos”.

“No momento, nosso foco tem sido nas capacidades que podemos oferecer rapidamente, para que eles possam usar nos combates no leste e sul do país. Em termos de aviação, nos concentramos em como podemos melhorar a capacidade da sua atual frota. É aí que entram os mísseis HARM, dando-lhes uma vantagem adicional. Além disso, estamos ajudando a comprar no mundo todo, peças e componentes de reposição para seus MiGs.”

O oficial do Pentágono falou com os repórteres após o anúncio da 19ª remessa presidencial de assistência de segurança, avaliada em cerca de US$ 775 milhões, cujo objetivo é atender às necessidades críticas de defesa na Ucrânia.

Neste lote estão além dos mísseis HIMARS adicionais; 16 obuses de 105 mm; 36 mil munições de artilharia de 105 mm; 15 UAS Scan Eagle; 40 MaxxPro Mine Resistant Ambush Protected Vehicles; mísseis anti-radiação de alta velocidade; 50 Humvees; 1.500 mísseis TOW, 1.000 sistemas anti-blindagem Javelin; 2 mil munições anti-blindagem; equipamentos e sistemas de limpeza de minas; munições de demolição; sistemas de comunicações táticas seguras; equipamentos de visão noturna; sistemas de imagens térmicas; entre outros.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login