EUA coloca a venda dez aviões-tanque KC-10 Extender ex-USAF. Cerca de seis meses após a USAF desativar o último avião-tanque KC-10A Extender da sua frota operacional, dez aeronaves estão sendo oferecidas em leilão público.
Todos os KC-10 da USAF estão armazenados no “cemitério” do 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (AMARG) na Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona. As dez fuselagens oferecidas em leilão pela Administração de Serviços Gerais dos EUA (GSA) tem as matrículas: 86-0036, 87-0120, 83-0077, 87-0122, 79-1713, 79-1949, 86-0034, 83-0081, 87-0124 e 79-0434.
As aeronaves colocadas à venda tiveram removidas as suas lanças de reabastecimento em voo (REVO), o que não impede do futuro operador reinstalá-las. O valor inicial de cada aeronave é de US$ 500 mil, com o valor final aumentando substancialmente para colocá-las em condições de voo.
De acordo com um porta-voz da USAF ouvido pelo The War Zone, oito aeronaves tiveram um motor de asa removidos e vendidos em um outro leilão realizado pelo GSA. Quanto às lanças REVO, elas foram removidas há algum tempo para fornecer componentes à frota que ainda estava operacional na época. O futuro comprador poderá adquirir da Boeing um “kit fly-away” para vedar as áreas onde estavam os sistemas REVO, se assim desejar.
A GSA salienta que compradores serão responsáveis pela “desmilitarização” das aeronaves, removendo e entregando todos equipamentos militares sensíveis antes do recebimento. O novo proprietário também deverá garantir a conformidade de acordo com os padrões civis da Administração Federal de Aviação (FAA).
Entre as empresas que eventualmente poderiam se interessar pelos KC-10 ex-USAF estão a Omega Air Refueling, que já opera aviões-tanque DC-10 modificados; a Metrea Strategic Mobility, que opera a maior frota comercial de aviões-tanque KC-135R do mundo; e a 10 Tanker Air Carrier, especializada em combate à incêndios florestais e que opera alguns DC-10 convertidos em bombeiros.
Com algumas fuselagens armazenadas desde 2020, o retorno dessas aeronaves ao serviço ativo apresenta grandes obstáculos pelos altos custos envolvidos na manutenção e reparo de componentes – motores em especial – e a limitada disponibilidade de peças de reposição devido à redução significativa das operações comerciais desses trijatos no mundo. Por outro lado, seu desempenho, versatilidade, grande capacidade de carga útil e de reabastecimento em voo podem torná-los vetores valioso para operações aéreas especializadas.
O KC-10 Extender foi desenvolvido no início da década de 1980 a partir do trijato civil McDonnell Douglas DC-10. Desde sua entrada em serviço em 1981, ele formou a espinha dorsal das operações de mobilidade global e reabastecimento em voo dos Estados Unidos, especialmente por sua versatilidade e grande capacidade de carga útil.
Em 26 de setembro de 2024 a USAF retirou de serviço o último McDonnell Douglas KC-10A Extender, com uma cerimônia de despedida realizada na Base Aérea de Travis, Califórnia. Na ocasião, a aeronave matrícula 79-1948 realizou um voo de despedida escoltado por dois F-15C Eagle.
No total a USAF operou 60 KC-10A Extender, com apenas uma aeronave perdida em acidente ocorrido em 1987 no solo de Barksdale AFB, Louisiana. Com a aposentadora, as suas funções foram absorvidas pelos intermináveis KC-135R Stratotankers e pelos novos (e problemáticos) Boeing KC-46A Pegasus.
@FFO