EUA autoriza venda do APKWS-II ao Reino Unido. O governo dos Estados Unidos deu luz verde a uma potencial venda militar estrangeira (FMS) do BAE Systems Advanced Precision Kill Weapon System-II (APKWS-II) para o Reino Unido, com um valor estimado de US$ 31,2 milhões. A Agência de Cooperação em Segurança da Defesa (DSCA) confirmou a aprovação em um comunicado oficial.
O acordo proposto abrange até 768 APKWS-II All Up Round (AUR), juntamente com equipamentos de suporte, peças sobressalentes e de reparo, publicações e documentação técnica, transporte e engenharia, serviços de suporte técnico e logístico fornecidos pelo governo dos EUA e empreiteiros.
A DSCA entregou no dia 28 de abril a documentação necessária ao Congresso Americano sobre esta possível venda. Esta proposta de venda apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um aliado da OTAN que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na Europa.
A venda proposta melhorará a capacidade do Reino Unido de enfrentar ameaças atuais e futuras, garantindo a interoperabilidade de suas forças de aviação com os Estados Unidos e outras forças aliadas, bem como sua capacidade de contribuir para missões de interesse mútuo. Ao implantar o Sistema Avançado de Armas de Precisão, o Reino Unido contribuiria para a prontidão global e aumentaria a capacidade das forças dos EUA operando globalmente ao lado deles. O Reino Unido não terá dificuldade em absorver esse equipamento em suas forças armadas.
Projetado como uma munição guiada de precisão, o APKWS-II oferece recursos como uma arma ar-terra para aumentar as taxas de sucesso da missão e limitar os danos colaterais. Espera-se que os novos helicópteros de ataque AH-64E Apache Guadian do Exército Britânico (British Army) empreguem essas armas. Os AH-64E começaram a chegar ao UK no final de novembro de 2022.
@CAS