EUA ativa Frota Aérea da Reserva Civil para a operação Afeganistão. O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, ativou em 22 de agosto, a Frota Aérea da Reserva Civil (CRAF – Civil Reserve Air Fleet) para ajudar no transporte de milhares de pessoas que estão fugindo do Afeganistão. Esta é a terceira vez na história que este programa é ativado, depois das operações Desert Shield/Storm (agosto de 1990 a maio de 1991) e a operação Iraqi Freedom (fevereiro de 2002 a junho de 2003).
A ativação do Estágio 1 da CRAF, planeja a utilização de 18 aeronaves das companhias aéreas norte-americanas, conforme tabela abaixo. Essas aeronaves não irão até Cabul, mas voarão a partir de bases militares na região.
O CRAF é um Programa Nacional de Preparação para Emergências, projetado para aumentar a capacidade de transporte aéreo do Departamento de Defesa, e é um componente essencial da capacidade do USTRANSCOM de atender aos interesses de segurança nacional e aos requisitos de contingência. De acordo com o CRAF, as transportadoras comerciais mantêm seu status civil de acordo com os regulamentos da FAA, enquanto o USTRANSCOM exerce o controle da missão por meio de seu componente aéreo, o Comandante do Air Mobility.
Desde o início da operação no Afeganistão, em 14 de agosto, até o último sábado (22/08), cerca de 25.100 pessoas haviam deixado Cabul em voos militares dos EUA e da coalizão.
De acordo com o Brig. Gen. Daniel A. DeVoe, Comandante do Air Mobility Command’s 618th Air Operations Center, também conhecido como the Tanker Airlift Control Center (TACC), a USAF reajustou as suas operações para transportar mais passageiros em seus voos. Agora as aeronaves poderão transportar 400 pessoas, ao invés do limite anterior de pouco mais de 300 para operações humanitárias.
O Catar foi a “primeira estação de passagem” que recebeu os evacuados, e rapidamente atingiu sua capacidade máxima, disse o porta-voz do Pentágono, John F. Kirby, em uma entrevista coletiva em 20 de agosto.
Além da Base Militar de Al Udeid, no Catar, outros locais estão aceitando os evacuados. A Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, preparou locais para instalar as pessoas que chegam nos voos, da mesma forma que acontece nas bases dos EUA no Kuwait e nos Emirados Árabes Unidos. O TACC monitora e gerencia constantemente o fluxo de voos na região, e ajustes são realizados frequentemente para evitar bloqueios e paralisações, ou atingir o limite de capacidade dos locais.
Em 20 de agosto, cerca de 5.800 soldados americanos estavam no aeroporto de Cabul, lidando com multidões de pessoas do lado de fora dos portões, que tentam acessar o aeroporto e conseguir embarcar em um voo. Os Comandantes locais mantêm contato contínuo com os líderes do Talibã, para que assegurem o trânsito dessas pessoas, muito embora hajam muitos relatos de violência e ameaçadas contra aqueles que tentam fugir.
O Oficial do TACC disse que recebeu em 11 de agosto (quatro dias antes do Talibã tomar a capital), uma ordem de que haveria um grande aumento da necessidade de mobilidade, para tirar cidadãos americanos e aliados do Afeganistão. “Precisamos que você ‘energize’ o nosso sistema, para que isso aconteça”, disse DeVoe.
Em resposta, o TACC enviou aeronaves extras para a região, e implantou rapidamente um elemento da USAF chamado “Contingency Response”, para ajudar a conduzir as operações aéreas no aeroporto, disse o coronel Ryan Benwitz, vice-Comandante da 621st Contingency Response Wing. Esse elemento é composto principalmente por militares que recentemente retornaram para casa, depois do fechamento das bases no Afeganistão.
Além das aeronaves de transporte, o TACC aumentou a capacidade de reabastecimento em voo na região do Oriente Médio, e em outras regiões, para ajudar a manter o fluxo dos voos. “No início deste esforço, aumentamos o número de aeronaves de reabastecimento em voo no teatro de operações e em outros locais, para apoiar esse fluxo e movimentação global de aeronaves.”
Algumas aeronaves reabastecedoras tem a disposição alguns assentos para transporte de passageiros, e estão sendo utilizadas em ligações entre os locais de passagem temporária, como Al Udeid, para os Estados Unidos e outros locais.
O planejamento do TACC para as operações de transporte aéreo é fortemente focado no combustível para as aeronaves que pousam em Cabul, de forma que a aeronave não dependa do sistema de abastecimento do aeroporto. Os reabastecedores da USAF estão operando nas proximidades de Cabul, para caso de necessidade, disse DeVoe. Outros aviões, como de outras forças armadas ou empresas privadas, às vezes dependem do combustível do operador do Aeroporto, e os militares do Contingency Response auxiliam nessas demandas.
“O planejamento normal é que os voos não precisem de reabastecimento aéreo, mas se há necessidade, decorrente de atrasos, voos muito longos, ou outros contratempos, então usaremos um reabastecimento em voo”, informou DeVoe.
Os militares turcos estavam gerenciando grande parte da logística do aeroporto, mas as tropas americanas assumiram quando os os militares do Contingency Response chegaram, acrescentando um pouco mais de “rigor e estrutura” às operações, disse o Coreonel Benwitz. Algumas aeronaves comerciais, ou contratadas, pousavam sem aviso prévio ou autorização necessária.
Os militares americanos, juntamente com os operadores das aeronaves, estão lidando com a maior parte das operações de embarque e desembarque. Benwitz disse que eles são capazes de atender até oito voos ao mesmo tempo. Além disso, eles trabalham junto com os Fuzileiros Navais para ajudar no manifesto de embarque dos passageiros, para aumentar o processamento e agilidade, além de realizar reparos dos geradores de energia elétrica, edifícios e iluminação, para manter o aeroporto em operação
Fonte: Air Force Magazine
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