EUA atacam porto petrolífero do Iêmen em ação contra os Houthis. Forças americanas no Oriente Médio atacaram uma grande instalação petrolífera no oeste do Iêmen na quinta-feira, 17/04 — o primeiro ataque reconhecido publicamente em semanas durante a atual campanha de ataques aéreos dos militares contra os Houthis.
“Hoje, as forças dos EUA tomaram medidas para eliminar esta fonte de combustível para os terroristas Houthi apoiados pelo Irã e privá-los de receitas ilegais”, disse o USCENTCOM.
Ras Isa é um oleoduto e porto crucial, um dos três na costa oeste do país por onde entra a grande maioria das importações e da assistência humanitária no Iêmen. O Comando Central (The United States Central Command — USCENTCOM) argumentou que os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã e considerados pelos Estados Unidos um grupo terrorista, estavam usando o local como instalação de abastecimento de combustível e para corrupção.
“O objetivo desses ataques era degradar a fonte de poder econômico dos Houthis”, disse o Comando Central.
Em meados de março, os EUA iniciaram uma longa campanha de bombardeios contra o grupo, ameaçando continuar os ataques até que os Houthis parassem de atacar navios comerciais que passavam pelo Mar Vermelho, uma rota vital para o comércio global.
O Pentágono informou sobre a campanha na semana em que começou, mas desde então se recusou a comentar sobre o número de ataques, alvos ou progresso na reabertura das rotas de navegação. A recusa marca uma ruptura com os ataques aéreos contra os houthis do ano anterior, que o Comando Central descreveria em comunicados públicos. A nova determinação vem do Secretário de Defesa dos EUA Pete Hegseth.
“Eles não vão admitir a quantidade de baixas ou o quanto de sua estrutura de liderança foi dizimada, mas nós sabemos”, disse Hegseth sobre os Houthis na semana passada.
O que está claro é o recente aumento militar dos EUA na região. Hegseth enviou um segundo grupo de ataque de porta-aviões, baterias de defesa aérea, bombardeiros avançados e caças para o Oriente Médio para auxiliar a campanha e enviar uma mensagem ao Irã, que agora está se juntando a negociações diretas com os EUA sobre o futuro de seu programa nuclear. O Comando Central não divulgou os meios militares envolvidos no ataque de quinta-feira nem o número de vítimas.
Os ataques foram feitos pelo Grupo Aéreo Embarcado do USS Harry S. Truman (CVN 75) postado no Mar Vermelho com a Carrier Air Wing 1. Caças F/A-18E/F das unidades embarcadas foram os responsáveis pelas ações. As unidades envolvidas são:
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS