• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EUA atacam Houthis no Iêmen

15 de março de 2025
EUA atacam Houthis no Iêmen. Um F/A-18E do VFA-136 decola para uma missão de REVO em apoio aos ataques. Foto: USN.
EUA atacam Houthis no Iêmen. Um F/A-18E do VFA-136 decola para uma missão de REVO em apoio aos ataques. Foto: USN.

EUA atacam Houthis no Iêmen. O presidente Trump informou hoje que ordenou uma ação militar “decisiva” contra os rebeldes Houthi no Iêmen, abrindo uma nova frente de ataque contra o grupo apoiado pelo Irã, que tem como alvo as rotas de navegação no Mar Vermelho.

US CENTICOM.

Trump disse que os EUA iriam empregar “força letal esmagadora” contra o grupo “até atingirmos nosso objetivo”. Os ataques foram feitos pelo Grupo Aéreo Embarcado do USS Harry S. Truman (CVN 75) postado no Mar Vermelho com a Carrier Air Wing 1. Caças F/A-18E/F das unidades embarcadas foram os responsáveis pelas ações. As unidades envolvidas são:

  • “Red Rippers” do VFA-11 — F/A-18F.
  • “Pukin’ Dogs” do VFA-143 — F/A-18E.
  • “Sunliners” do VFA-81 — F/A-18E.
  • “Knighthawks” do VFA 136 — F/A-18E.

É o retorno do CVN-75 a ativa após o incidente, onde colidiu com um navio cagueiro no Mar Mediterrâneo, em 12 de fevereiro de 2025, perto do Egito. Ele sofreu reparos no Baía de Souda em Creta.

O porta-aviões, com sua Carrier Air Wing 1 (CVW-1) com nove esquadrões embarcados, é o carro-chefe do USS Harry S. Truman Carrier Strike Group (HSTCSG), composto pelo Destroyer Squadron (DESRON) 28; o cruzador de mísseis guiados da classe Ticonderoga, USS Gettysburg (CG 64); e dois contratorpedeiros de mísseis guiados da classe Arleigh Burke, USS Stout (DDG 55) e USS Jason Dunham (DDG 109), está na área de responsabilidade do Comando Central dos EUA (USCENTCOM).

USS Harry S. Truman colide com navio mercante na costa do Egito. Foto: USN.

“Eles travaram uma campanha implacável de pirataria, violência e terrorismo contra navios, aeronaves e drones americanos e de outros países”, escreveu Trump no Truth Social. “Nenhuma força terrorista impedirá que embarcações comerciais e navais americanas naveguem livremente pelas hidrovias do mundo”, escreveu Trump.

Trump aprovou o plano de ataque Houthi — que ele solicitou que fosse elaborado há várias semanas. A ordem final foi dada neste sábado, para iniciar o que as autoridades descrevem como um ataque sustentado às posições do grupo no Iêmen.

US CENTICOM.

Alguns membros do Congresso receberam briefings da Casa Branca no sábado. Outras ações após sábado dependerão de avaliações de danos de batalha dessa série de ataques, disse um oficial de defesa dos EUA à CNN. Mas espera-se que haja mais ações contra os Houthis nas próximas semanas.

Imagens mostram os ataques a capital Sanna, neste dia 15 de março. Foto: Osamah Abdulrahman/AP.

Os EUA têm trabalhado para degradar as capacidades dos Houthis por meses, enquanto a entidade trabalhava para interromper as rotas de navegação internacional no Mar Vermelho, uma das hidrovias mais movimentadas do mundo, chamando os ataques de uma resposta à guerra de Israel em Gaza contra o Hamas. O grupo alvejou mais de 100 navios e embarcações, incluindo drones, mísseis e pequenos navios.

O governo Biden tentou responder realizando ataques direcionados às posições Houthis no Iêmen, incluindo ataques a instalações subterrâneas de armazenamento de armas em outubro e novembro, mas as ações não impediram novos ataques. Os Houthis haviam prometido anteriormente parar os ataques a navios no Mar Vermelho, desde que o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas fosse mantido. Por mais de um ano, o grupo realizou ataques a navios de carga no que chamou de vingança contra Israel por sua campanha militar em Gaza, levando a uma crise prolongada no movimentado corredor de navegação do mar.

Incêndios na Capital do Iêmen na noite de sábado, fruto dos ataques dos Super Hornets da Us Navy. Foto: Via X.
Incêndios na Capital do Iêmen na noite de sábado, fruto dos ataques dos Super Hornets da Us Navy. Foto: Via X.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login