EUA aprovou a venda de seis drones MQ-9 Block 5 para a Itália. O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda para a Itália de seis Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS) General Atomics MQ-9 Reaper Block 5. Anunciado em 15/08, o contrato de US$ 738 milhões será viabilizado através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governo americano.
De acordo com o anúncio da Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (DSCA), o negócio inclui além das aeronaves, três estações móveis de controle terrestre, doze sistemas de alvos multiespectrais, nove radares de abertura sintética com capacidades de vigilância marítima, além de suporte técnico, logístico e treinamento. A General Atomics, sediada em San Diego, na Califórnia, será a principal contratada neste contrato.
A venda está alinhada à política externa dos EUA e aos objetivos de segurança nacional ao aumentar as capacidades de um importante aliado da OTAN. “A venda proposta melhorará a capacidade da Itália de enfrentar ameaças atuais e futuras ao expandir e melhorar a atual frota MQ-9 da Força Aérea Italiana e promover as metas políticas de segurança e interoperabilidade dos EUA e da OTAN”, observou o DSCA.
A Aeronáutica Militare Italiana (AMI) atualmente opera cinco drones MQ-9 Block 1, atualizadas para a versão Block 5. Originalmente a frota era de seis Reaper adquiridas em 2019, entretanto uma delas foi perdida em acidente na Líbia em novembro daquele ano.
@FFO