

EUA aprovam vendas de munições de aeronaves para Noruega e Bélgica. O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda do AIM-9X Bloco II/Bloco II+ para os F-35A Lightning II e a venda do GBU-39B para os F-35A noruegueses.
O Departamento de Estado dos EUA aprovou no mesmo dia a vendas de munições no para dois países europeus. O anúncio foi feito pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA) em 16 de setembro. A venda numero 1 foi a de um lote de mísseis Raytheon AIM-9X Bloco II e Bloco II+ Sidewinder, dedicados a combates Within-Visual-Range Air-to-Air Missile (WVRAAM) para os caças F-35A belgas (Belgian Air Force). O segundo é um lote de Boeing GBU-39/B Small Diameter Bombs (SDB), estas para os F-35A noruegueses (RNoAF — Royal Noruegin Air Force).
A venda para a Bélgica, por um custo estimado de US$ 567,8 milhões, inclui 320 mísseis AIM-9X Block II e 258 mísseis AIM-9X Block II+ Sidewinder, totalizando 578 unidades. O AIM-9X Block II+ é uma adaptação do AIM-9X Block II para o F-35, com revestimentos para reduzir o RCS devido à incapacidade atual do F-35 de transportar o míssil internamente.

Já a venda para a Noruega, por um custo estimado de US$ 113 milhões, inclui 816 bombas GBU-39B SDB Incremento I. O F-35A pode transportar GBU-39B e as novas GBU-53B SDB em seus compartimentos internos de armas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS