EUA aprova venda emergencial para Israel de milhares de bombas e kits de precisão. Os Estados Unidos aprovou, em caráter de urgência, uma potencial Venda Militar Estrangeira para o governo de Israel no valor total de US$ 3 bilhões, envolvendo uma grande quantidade de bombas e kits de orientação de precisão.
Conforme os dois anúncios publicados na sexta-feira (28/03), o Departamento de Estado notificou o Congresso Americano sobre a urgência do negócio, que deverá ignorar o processo padrão de aprovação para agilizar as entregas.
O governo israelense solicitou a compra de 35.529 bombas de uso geral Mk 84 ou BLU-117, 4.000 ogivas penetrantes I-2000, além de peças de reposição, consumíveis, acessórios, suporte técnico e logísticos fornecido pelos EUA e empresas contratadas. O custo total estimado deste lote é de US$ 2,04 bilhões, com as entregas iniciais previstas para começar em 2026.
O segundo lote, também já aprovado pelos EUA, envolve o fornecimento de 201 bombas Mk 83 MOD 4/MOD 5, 4.799 bombas BLU-110A/B, além de 5.000 kits de orientação de precisão JDAM KMU-559C/B e KMU-559J/B para as bombas Mk 83.
O Secretário de Estado justificou a decisão afirmando que existe uma situação de emergência que exige agilidade no fornecimento dos materiais de defesa para Israel, no qual os EUA tem grande interesse para sua segurança nacional. A isenção da aprovação do Congresso foi feita através do Ato de Controle de Exportações de Armas dos EUA, que permite agilizar as vendas de armas em situações extraordinárias.
Os EUA reiteraram seu compromisso contínuo e permanente com a segurança de Israel. A medida se alinha com a política de longa data dos EUA para garantir que Israel mantenha suas capacidades militares em meio às tensões regionais em andamento.
@FFO