EUA aprova venda dos F-35A para a República Tcheca (Foto: USAF). Cada vez mais o “Caça da Europa”. Tchecos se tornam o 12 país a aderir o F-35. O Departamento de Estado dos EUA aprovou no dia 29 de junho uma potencial venda para a República Tcheca de 24 caças F-35A, bem como armamento, equipamentos, treinamento e suporte logístico, em um negócio de até US$ 5,6 bilhões.
A República Tcheca havia solicitado oficialmente em outubro de 2022 aos EUA a compra de 24 unidades do Lockheed Martin F-35A Lightning II. O assunto vinha sendo debatido desde 2021, quando a primeiras notícias do interesse no caça americano pelos tchecos foram divulgadas. A confirmação da autorização de venda, deve confirmar o plano da Vzdušné síly Armády České republiky, ou Força Aérea da República Tcheca (CzAF) de manter os Saab Gripen C/D até meados de 2035, quando os F-35A devem ser estar operacionais. Inclusive o Governo Tcheco negocia a prorrogação do arrendamento dos Gripens com a Suécia. A escolha da CzAF pelo F-35 suplantou o F-16V e o Gripen E.
“A proposta de venda melhorará as capacidades defensivas da República Tcheca, bem como apoiará as operações da OTAN protegendo contra ameaças modernas e mantendo uma presença constante na região”, disse o Departamento de Estado.
“Nossa decisão de selecionar esta opção é baseada na análise das Forças Armadas tchecas, que articula claramente que apenas os caças de quinta geração mais avançados conseguirão atender aos requisitos de missão em futuros campos de batalha”, disse o ministro da Defesa tcheco, Jana Černochová.
Além dos caças, o possível acordo inclui uma série de mísseis, bombas, sistemas de guerra eletrônica e recursos de rádio, bem como “software classificado” e 25 motores Pratt & Whitney F135-PW-100. A documentação já foi envida pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA) ao Congresso Americano para aprovação final.
O F-35 está se tornando o “Caça padrão da Europa”. Além dos EUA, que instalaram unidades na Inglaterra, a Alemanha, Itália, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Noruega, Grécia, Bélgica, Finlândia, Suíça, Polônia e agora República Tcheca operam ou encomendaram o caça americano em solo europeu. Além destes, o F-35 está em serviço/encomendado na Austrália, Coreia do Sul, Japão, Grécia, Israel, Canadá e Cingapura.
@CAS