EUA aprova venda do AIM-9X Bloco II à Polônia. O Departamento de Estado dos EUA decidiu aprovar uma possível venda via FMS ao governo da Polônia de um lote de mísseis Sidewinder AIM-9X Bloco II, bem como toda logística associada a um custo estimado de US$ 219,1 milhões.
O Governo da Polônia solicitou a compra 232 mísseis tácticos AIM-9X Sidewinder Block II e 16 unidades de orientação de mísseis tácticos AIM-9X Sidewinder Block II. Também estão incluídos contêineres de mísseis; materiais de treinamento; detectores de alvos ópticos ativos; peças sobressalentes; equipamentos de apoio; assistência técnica do governo dos EUA e de empreiteiros e outros elementos relacionados de logística e apoio ao programa.
Esta venda proposta apoiará os objectivo de política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um Aliado da OTAN. A venda proposta melhorará a capacidade da Polônia para satisfazer as necessidades operacionais atuais e futuras.
Os mísseis adicionais permitirão à Polônia reforçar as suas defesas, aumentando ao mesmo tempo, a interoperabilidade da OTAN. A Polônia já tem estes mísseis no seu inventário e não terá dificuldade em absorver o novo lote que será usado pelos F-16 e futuramente pelos F-35. O contratante principal será a RTX Corporation, Tucson, AZ.
O AIM-9 Sidewinder (AIM = Air Intercept Missile) é um míssil ar-ar de curto alcance infravermelho. Entrou em serviço na US Navy em 1956 e na USAF em 1964, o sendo um dos mísseis ar-ar mais antigos, baratos e bem-sucedidos da história. Suas variantes mais recentes continuam sendo equipamento padrão na maioria das forças aéreas alinhadas ao ocidente.
O Sidewinder tem mais de 110 mil mísseis produzidos para os EUA e 27 outras nações. Foi construído sob licença pela Suécia e outras nações. O AIM-9 tem uma estimativa de 270 mortes ar-ar confirmadas.
O Bloco II adiciona capacidade de bloqueio após o lançamento com uso de um datalink, para o míssil poder ser lançado primeiro e depois direcionado ao seu alvo por uma aeronave com o equipamento adequado para combates de 360 graus, como o F-35 ou o F-22.
@CAS