Os Estados Unidos aprovaram a venda de bombas Boeing GBU-39 Small Diameter Bomb I (SDB I para a Arábia Saudita. O anuncio foi feito em 29 de dezembro de 2020 pela Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa (DSCA – Defense Security Cooperation Agency).
Um carregador da Força Aérea dos EUA foi visto instalando bombas SDB I em uma aeronave de combate F-15E. A Arábia Saudita deve transportar a munição em sua aeronave F-15SA. (Força aérea dos Estados Unidos). A venda compreende 3.000 unidades, bem como peças sobressalentes e suporte, por um valor estimado de US$ 290 milhões.
“A venda proposta melhorará a capacidade da Arábia Saudita de enfrentar as ameaças atuais e futuras, aumentando seus estoques de munições ar-solo de precisão de longo alcance. O tamanho e a precisão do SDB I permitem uma munição eficaz com menos danos colaterais. A venda potencial fortalecerá ainda mais a interoperabilidade entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita” – disse o DSCA em sua notificação.
As 250 bombas SDB I da classe B estão sendo compradas pela Arábia Saudita como parte de sua aquisição dos Boeing F-15SA (Saudi Advanced) Eagle. A Real Força Aérea Saudita (RSAF – Royal Saudi Air Force) recebeu recentemente a última de um total de 84 aeronaves Boeing F-15SA e está recebendo as primeiras 66 aeronaves F-15S (sauditas) que estão sendo atualizadas para o mesmo padrão F-15SA através do programa F-15SR (Saudi Retrofit).
@CAS