EUA aprova venda de oito UH-60M Black Hawk para a Croácia. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou em 26 de janeiro, a venda de helicópteros UH-60M Black Hawk para a Croácia. O negócio de US$ 500 milhões deverá ser efetivado através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) mantido pelo governo americano.
O pacote anunciado envolve a venda de até oito helicópteros UH-60M, dezenove motores, fornecimento de treinamento especializado, peças de reposição, ferramentas, equipamentos associados e o transporte logístico de entrega das aeronaves e do material.
O documento também lista detalhes da configuração dos equipamentos e sistemas embarcados como rádios UHF/VHF/SATCOM, metralhadoras, receptores de alerta de radar, conjuntos de detecção de laser, transponders IFF, sensores infravermelhos, blindagens, tanques de combustível auxiliares internos, sistemas de desembarque do tipo “fast hope”, guincho externo, pods externos para armas, etc.
Em 2022 a Croácia recebeu em doação, quatro UH-60M do excedente militar dos Estados Unidos via FMS. Essas aeronaves chegaram em configuração básica e serviram para os militares croatas se familiarizarem com a tecnologia e procedimentos ocidentais. Estima-se que os componentes que serão adquiridos, poderão servir também para equipar os Black Hawk recebidos em 2022.
Atualmente os quatro UH-60M da Força Aérea da Croácia (matrículas 230 à 233) estão reunidos no 194º Esquadrão de Helicópteros Utilitários, e operam a partir da Base Aérea de Zagreb-Pleso, enquanto aguardam a conclusão das obras de construção em Zagreb-Lučko, a sua base definitiva.
Além dos quatro UH-60M, a Força Aérea Croata possui oito helicópteros Bell 206 Jet Ranger para treinamento e 15 helicópteros de combate OH-58D Kajova Warrior. Todos os 14 helicópteros de origem soviética Mi-8MTV-1 e Mi-8T foram doados para a Ucrânia, restando apenas dez Mi-171 de origem russa na sua frota.
@FFO