EUA aprova venda de oito AH-6i para o Exército Tailandês. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) confirmou a venda de oito helicópteros leves de ataque e reconhecimento Boeing AH-6i Little Bird para a Tailândia. Eles irão substituir os sete envelhecidos helicópteros de ataque Bell AH-1F Cobra do Exército Real Tailandês (RTA).
A decisão foi publicada no final de dezembro de 2023, e é mais uma fase do pedido assinado há mais de quatro anos e aprovado pela Agência de Cooperação para a Segurança e Defesa dos EUA (DSCA). O pedido envolve também o fornecimento de armamentos por US$ 400 milhões.
“Como parte de um amplo esforço de modernização militar, esses helicópteros AH-6i fornecerão capacidade de reconhecimento e ataque leve para apoio aéreo aproximado às forças de operações especiais, infantaria Stryker e unidades de guarda de fronteira da Tailândia”, disse a DSCA em sua aprovação original.
Serão fornecidos 200 foguetes APKWS e 50 mísseis ar-superfície Lockheed Martin AGM-114R Hellfire, 10 miniguns Dillion M134 7,62 mm, quatro metralhadoras General Dynamics GAU-19/B 12,7 mm Gatling, 500 Foguetes Hydra de 70 mm, 20 óculos de visão noturna, oito câmeras eletro-ópticas/infravermelhas (EO/IR) WESCAM MX-10Di, além de outros equipamentos e suporte técnico.
O Comando de Aviação Naval dos EUA (NAVAIR) concederá para a BAE Systems a parte do contrato que irá integrar os foguetes guiados APKWS (Advance Precision Kill Weapon System) aos AH-6i tailandeses.
A Tailândia é o segundo cliente do AH-6i ao lado da Guarda Nacional da Arábia Saudita, a qual designou o helicóptero da Boeing como AH-6SA.
@FFO