EUA aprova venda de mísseis AIM-120 AMRAAM para Romênia. O Departamento de Estados dos EUA comunicou em 22/08, a aprovação da venda de mísseis AIM-120 AMRAAM para a Romênia equipar seus caças F-16. Este acordo complementa o pedido de mísseis AIM-9X Sidewinder Block II aprovado pelos EUA em maio passado, com valor total de aproximadamente US$ 592 milhões.
A encomenda inclui 186 mísseis de médio alcance AIM-120, mísseis de treinamento AIM-120 (CATM), dispositivos de armazenamento, sistemas de criptografia KGV-135A, peças sobressalentes, equipamentos associados., suporte técnico e treinamento de pilotos e técnicos de manutenção. A principal contratante é a empresa RTX Corporation, sediada no Estado do Arizona, EUA.
Em nota, a Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA) disse: “A venda proposta irá melhorar a capacidade da Romênia para enfrentar ameaças atuais e futuras, sua capacidade de autodefesa e segurança regional, ao mesmo tempo que melhora a interoperabilidade com os EUA e outros membros da OTAN. A Romênia já possui em seu inventário mísseis balísticos AMRAAM e não terá dificuldades em incorporar esses novos itens em suas forças armadas”.
Em novembro de 2022 o Ministério de Defesa da Romênia comprou 32 caças F-16AM/BM Block 10/15 MLU da Força Aérea Real Norueguesa (RNAF), com objetivo de substituir os antigos MiG-21 Lancer de origem soviética. Os três primeiros F-16 foram recebidos em novembro de 2023. Atualmente 23 F-16AM/BM foram recebidos pela Força Aérea Romena, com a expectativa de receber todas aeronaves restantes até o final de 2025.
@FFO