Em 30 de outubro, o Departamento de Estado dos EUA anunciou a autorização de venda via FMS – Foreign Military Sale, de quatro helicópteros leves utilitários para o Governo da Guiana, no valor estimado de US$ 256 milhões. A Bell Helicopter Textron (BHTI), de Piney Flats, Tennessee, será a fornecedora deste contrato, que envolverá dois Bell 412 EPi e dois Bell 429 GlobalRanger.
A aprovação foi anunciada pela Agência de Cooperação e Segurança de Defesa do Departamento de Estado dos EUA (DSCA – Department’s Defense Security Cooperation Agency), após enviar notificação ao Congresso. No acordo, o Governo da Guiana solicitou os quatro helicópteros equipados com câmeras eletro-ópticas/infravermelhas (EO/IR) WESCAM MX-10, equipamentos de missão, treinamento, peças sobressalentes e suporte técnico.
No comunicado, o DSCA disse que “a proposta de venda apoiará a política externa e a segurança nacional dos EUA, ajudando a melhorar a segurança da Guiana, que deve ser uma força importante para a estabilidade política e econômica na América do Sul. A proposta de venda dos helicópteros Bell 412EPi e 429 melhorará a capacidade da Guiana para enfrentar as ameaças atuais e futuras. ”
A guiana usará os helicópteros para reforçar a segurança interna e de fronteira, operando missões de vigilância e patrulha marítima, interdição, combate ao tráfico de drogas, além de monitorar e coibir organizações criminosas transnacionais. A aquisição também permitirá ao país se impor contra ameaças regionais e apoiar os parceiros da coalizão no exterior, ressaltou a agência americana.
@FFO