EUA aprova venda de helicópteros CH-47F para o Exército Sul-Coreano. O Departamento de Estado dos EUA aprou a possível venda para a Coreia do Sul de 18 helicópteros Boeing CH-47F Chinook. A negociação tem o valor aproximado de US$ 1,5 bilhão, e ocorrerá no âmbito do programa de Vendas Militares Estrangeira (FMS) para nações aliadas dos EUA.
A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos EUA (DSCA) entregou em 06 de dezembro toda documentação necessária para o Congresso. Os novos Chinook CH-47F irão substituir os envelhecidos helicópteros CH-47D da Aviação do Exército Sul-Coreano. De acordo com a Agência de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) essas aeronaves estão sendo adquiridas como parte do projeto HUH-II (Heavy Utility Helicopter-II) do governo sul-coreano.
O contrato envolve além dos 18 helicópteros CH-47F, 42 motores T55-GA-714A (seis sobressalentes), Sistemas de Alerta de Mísseis (CMWS), sistemas de comunicação segura, rádios definidos por software Raytheon RT-1987 (VHF/UHF), rádios HF AN/ARC-220, Radar Warning Systems AN/APR-39, AN/APX-123A Identification Friend or Foe (IFF), entre outros equpamentos.
Atualmente o Exército da Coréia do Sul possui uma frota de aproximadamente 30 CH-47D/DLR, a maioria operado pela 2ª Brigada de Aviação composta pelos Batalhões 301 “Unicórnios” e 302 “Pegasus” sediados em Icheon, na costa oeste do país.
A Coreia do Sul se une à Austrália, Índia e Cingapura como operadores do CH-47F na região do Indo-Pacífico. A probabilidade de novas vendas do CH-47F para o Japão e Taiwan, que atualmente operam os modelos CH-47D.
Fonte: Janes
@FFO