EUA aprova venda de helicópteros Bell 412 para Zâmbia. O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira (FMS) de helicópteros Bell 412 para a República da Zâmbia, a um custo estimado de US$ 100 milhões. O contrato também inclui treinamento de pilotos e especialistas de manutenção, equipamentos de solo e suporte técnico.
O País africano solicitou a compra dos helicópteros de transporte de médio porte principalmente para conduzir missões de manutenção da paz, segurança regional, ajuda humanitária e resposta a desastres.
“Esta venda também ajudará a melhorar a segurança de um importante parceiro regional que continua a ser uma força importante para a estabilidade política e o progresso econômico na África Centro-Sul”, afirmou a Agência de Cooperação em Segurança e Defesa dos EUA (DSCA) em seu comunicado.
O negócio seria realizado através de uma combinação de fundos militares estrangeiros e fundos nacionais. A Bell Helicopters, com sede em Fort Worth, no Texas, será o principal contratada neste acordo.
Atualmente as Forças Armadas da Zâmbia operam oito helicópteros militares Bell 412. Os EUA anunciaram em setembro de 2023 uma doação de US$ 80 milhões para a compra de quatro novos helicópteros. Em março de 2024, a Força Aérea da Zâmbia teria introduzido dois helicópteros Bell 412EP como parte desta doação.
@FFO