A U.S. Marine Corps AH-1Z Viper with Marine Light Attack Helicopter Squadron 469 fires at a target during Resolute Dragon 22 at Yausubetsu Maneuver Area, Hokkaido, Japan, Oct. 6, 2022. Resolute Dragon 22 is an annual bilateral exercise designed to strengthen the defensive capabilities of the U.S.-Japan Alliance by exercising integrated command and control, targeting, combined arms, and maneuver across multiple domains. (U.S. Marine Corps photo by Cpl. Lorenzo Ducato)
EUA aprova venda de helicópteros AH-1Z Viper para a Eslováquia. O Departamento de Estado dos EUA deu sinal verde para a possível venda de até doze helicópteros de ataque Bell Textron AH-1Z Viper a Força Aérea da Eslováquia. Com valor estimado de US$ 600 milhões, o negócio será realizado através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), mantido pelo governo americano.
A aprovação é parte de um acordo internacional, no qual o governo da Eslováquia se comprometeu em transferir para as Forças Armadas da Ucrânia, todos os seus jatos soviéticos MiG-29 Fulcrum e os sistemas de defesa aérea SA-6 Gainful.
Além dos helicópteros, o contrato envolve ainda motores sobressalentes, armamentos, sistemas de navegação, treinamento, suporte técnico, entre outros dispositivos. Esse negócio visa melhorar a capacidade de defesa da Eslováquia para enfrentar ameaças atuais e futuras.
A Eslováquia é o quarto cliente estrangeiro do AH-1Z Viper, ao lado do Bahrein, República Tcheca e Nigéria. As Filipinas deverão ser o próximo cliente do Viper, uma vez que já receberam a aprovação. Por sua vez, a entrega dos doze AH-1Z ao Paquistão está suspensa, com os helicópteros armazenados no 309th AMARG, no Arizona.
@FFO