EUA aprova venda de equipamentos e serviços de engenharia aos F-16V Gregos. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda de equipamentos, suporte e serviços de engenharia e manutenção para a Grécia, em contrato avaliado em US$ 270 milhões. O contrato a modernização e atualização da frota de Lockheed Martin F-16 da Força Aérea Grega (Hellenic Air Force – HAF) ainda depende de aprovação do Congresso Americano e faz parte do programa F-16V da Grécia.
A Grécia solicitou a compra de serviços de suporte técnico, logístico e de engenharia para o F-16 Aircraft Structural Integrity Program (ASIP) e F-16 Aircrew Training Device (ATD), além de pods LANTIRN e outros itens relacionados a softwares, sistemas eletrônicos, gerenciamento de motores, suporte de manutenção, peças, reparos, equipamentos de treinamento, publicações, manuais e apoio logístico para a conversão de sus F-16 em F-16 Viper. A solicitação foi publicada dia 3 de agosto pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA).
A HAF tem hoje cerca de 150 caças F-16C/D. Destes 84 serão atualizados para o Bloco 72 (F-16V), em um processo que deverá levar sete anos. A primeira aeronave – um F-16C Bloco 52+ matrícula HAF 005 fez seu voo inaugural em 17 de janeiro deste ano.
Em abril de 2018, o governo da Grécia aprovou o programa de modernização da sua frota de caças F-16. Desta forma, o Governo Grego concedeu em 20 de dezembro de 2018 à Lockheed Martin um contrato no valor de US$ 996,8 milhões para atualizar 84 caças F-16C-52+ e F-16D-52+, o que levará sete anos, sendo finalizado em 2017.
Este contrato é complementar ao de dezembro de 2018, e visa fornecer suporte logístico ágil ao programa F-16 da Grécia, abrangendo aspectos de treinamento de tripulantes e manutenção de aeronaves. Os principais contratantes para esta venda são a L3/Harris, a Lockheed Martin, Collins Aerospace, Northrop Grumman, Raytheon e Atec.
Mais sobre o F-16V Grego clique aqui: https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/F-16/F-16V-Geece-Exec-Sum.pdf
@CAS