EUA aprova venda de armas para a Finlândia. O Departamento de Estado aprovou uma venda potencial de US$ 323,3 milhões para a Finlândia em armas. O pacote incluí mísseis ar-ar Raytheon AIM-9X Block II e bombas planadora Raytheon AGM-154 Joint Standoff Weapon (JSOW).
A Defense Security Cooperation Agency (DSCA) notificou o Congresso na segunda-feira dia 28/12 sobre a nova venda militar estrangeira (FMS). Sob o acordo, a Finlândia receberia 40 AIM-9X Block II, quatro unidades de orientação tática AIM-9X Block II e 48 AGM-154 JSOW.
Além das armas fabricadas pela Raytheon Missiles & Defense, a Finlândia solicitou mísseis de treinamento, mísseis cativos de treinamento aéreo, suporte, apoio logístico e peças de reposição, além de manuais. Eles devem ser integrados aos F/A-18C/D e futuramente ao F-35A.
“A proposta de venda aumentará as capacidades de armas ar-ar e ar-superfície da Finlândia e terá um impacto positivo nas relações dos EUA com os países da região nórdica. A Finlândia pretende usar esses itens e serviços de defesa para sua frota de aeronaves de combate”, escreveu o DSCA em comunicado.
@CAS