EUA aprova venda de alvos aéreos subsônicos a Coreia do Sul. O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda militar estrangeira (FMS) para a República da Coreia de alvos aéreos subsônicos de navegação marítima para destróieres da classe KDX-III Lote-II AEGIS por um custo estimado de US$ 170,6 milhões.
A República da Coreia solicitou a compra de cinco (5) alvos aéreos subsônicos de navegação marítima (SSAT) BQM-177A para destróieres da classe AEGIS KDX-III Lote-II. Também estão incluídos os drones alvo GQM-163, bem como toda logística associada.
A venda melhorará a capacidade da República da Coreia de enfrentar ameaças atuais e futuras, realizando testes de qualificação de navios do sistema de combate (CSSQT) para seus novos destróieres da classe AEGIS KDX-III Batch-II.
O principal contratante do SSAT BQM-177A será Kratos Defense, Sacramento, CA, e Fort Walton Beach, FL. O principal contratante dos drones alvo GQM-163A será Northrop Grumman, Chandler, AZ.
O BQM-177A é um sistema avançado de alvos aéreos altamente subsônicos e recuperáveis, projetado e fabricado pela Kratos Defense & Security Solutions, uma desenvolvedora com sede nos EUA de soluções de tecnologia avançada para as forças armadas dos EUA e suas nações aliadas.
O BQM-177A replica ameaças modernas de mísseis de cruzeiro anti-navio subsônicos (ASCM) em apoio ao treinamento de frota e testes de desenvolvimento/operacionais dos principais sistemas de armas internacionais do Departamento de Defesa (DoD).
O alvo suporta vários requisitos de missão, transportando uma ampla gama de cargas internas e externas, incluindo pontuação, identificação de amigo ou inimigo (IFF), RF ativo passivo; infravermelho (IR), contramedidas eletrônicas, distribuição de chaff e flare e reboque de alvos. A Marinha dos EUA contratou recentemente a Kratos Unmanned Aerial Systems (KUAS) para entregar 65 SSATs BQM-177A.
O GQM-163 Coyote é um alvo de míssil supersônico de navegação marítima construído pela Northrop Grumman (anteriormente Orbital ATK) e usado pela Marinha dos Estados Unidos como sucessor do MQM-8 Vandal. A proposta da Orbital foi escolhida em detrimento do MA-31, joint venture entre Boeing e Zvezda-Strela. A Orbital recebeu o contrato de desenvolvimento do Coyote SSST em junho de 2000. O Subsonic Sea Skimming Target (SSST) GQM-163A é um alvo aéreo supersônico não recuperável, capaz de atingir velocidades de Mach 2 ou superiores e pode ser usado como alvo marítimo.
@CAS