EUA aprova venda de 36 helicópteros de ataque AH-64E para Coreia do Sul. O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de até 36 helicópteros de ataque AH-64E Apache Guardian para a Coreia do Sul. Avaliado em US$ 3,5 bilhões, o contrato é viabilizado através do Programa de Vendas Militares Estrangeira (FMS), e envolve além das aeronaves, equipamentos e armamentos associados.
“Esta venda proposta apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um grande aliado e uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na região do Indo-Pacífico”, escreveu a Agência de Cooperação para Defesa e Segurança dos EUA (DSCA) em comunicado.
Atualmente o Exército da República da Coreia opera uma frota de 36 AH-64E encomendados em 2013 e os primeiros recebidos em maio de 2016. A frota atual de Apache Guardians está distribuída entre os Batalhões de Aviação 901 o 902 , ambos baseados em Icheon.
Com a aquisição deste novo lote do moderna AH-64E Apache Guardian, o Comando de Aviação do Exército da República da Coreia, deverá aposentar de vez o restante da frota de envelhecidos Bell AH-1S Cobra.
@FFO