EUA aprova venda de 35 caças F-35A para a Alemanha. O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda para a Alemanha de um lote de 35 caças Lockheed Martin F-35A Lightining II, além de equipamentos e serviços associados. O contrato tem o valor estimado de US$ 8,4 bilhões, e aconteceu através do Programa de Vendas Estrangeiras para Aliados (FMS) dos governo norte-americano.
A informação foi publicada ontem (28/07) pela Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (DSCA), que confirmou a entrega de toda documentação e certificação necessária para o Congresso dos Estados Unidos.
Além das 35 aeronaves da versão F-35A (pouso e decolagem convencional), o contrato envolve diversos armamentos, equipamentos, serviços e suportes, como por exemplo: 37 motores Pratt & Whitney F135-PW-100 (35 instalados, 2 sobressalentes); 105 mísseis ar-ar de médio alcance AIM-120C-8 (AMRAAM); 75 AGM-158B/B2 Joint Air-Surface Standoff Missiles Extended Range (JASSM-ER); 02 JASSMs inertes AGM-158 com kits de instrumentação de teste (TIK); 344 bombas GBU-53 (SDB-II); 162 BLU-109 2000LB Bombas Penetrantes Reforçadas; 264 bombas MK-82 500LB de uso geral; 06 bombas inertes MK-82; 30 bombas BLU-109 inertes; 75 mísseis AIM-9X Block II+ Tactical Sidewinder; 30 mísseis de treinamento Sidewinder AIM-9X Block II (CATM).
Também estão incluídos Simuladores de Missão Completos; sistemas de guerra eletrônica; gestão logística e sistemas de apoio; sistemas de detecção, rastreamento e direcionamento de ameaças; Apoio Logístico da Contratada (CLS); software classificado; translado das aeronaves e apoio de reabastecimento; suporte de teste e equipamentos; sistemas de comunicações seguras, navegação de precisão e sistemas e equipamentos criptográficos; Equipamento de Identificação Amigo ou Inimigo (IFF); peças sobressalentes, consumíveis e acessórios de suporte para reparo e devolução; treinamento de pessoal, apoio técnico, logístico e de engenharia.
A venda apoiará a política externa de segurança nacional dos Estados Unidos, bem como melhorar a capacidade de segurança da Alemanha, Aliado da OTAN, importante player para a estabilidade política e econômica na Europa. As aeronaves alemãs apoiarão a missão de compartilhamento nuclear da OTAN, a peça central da dissuasão na Europa.
Os novos F-35A da Luftwaffe substituirão os envelhecidos Tornado, que estão no final da sua vida útil. O documento da DSCA salienta que a Alemanha não terá dificuldade em absorver os novos vetores em suas forças armadas.
Os principais contratantes serão a Lockheed Martin Aeronautics Company, de Fort Worth (TX); Motores Militares Pratt & Whitney, East Hartford (CT); The Boeing Company, St. Charles, (MO); e Raytheon Missiles and Defense, Tucson, (AZ).
A implementação desta proposta de venda não exigirá a atribuição de quaisquer representantes adicionais do governo dos EUA ou de empreiteiros para a Alemanha.Não haverá impacto adverso na prontidão da defesa dos EUA como resultado dessa venda proposta. A proposta de venda desses equipamentos e suporte não alterará o equilíbrio militar básico da região.
Fonte: DSCA
@FFO