EUA aprova venda de 24 C-130J-30 Super Hércules para Austrália. O governo dos Estados Unidos, por meio da Agência de Cooperação de Defesa e Segurança (DSCA), aprovou uma possível venda de até 24 aeronaves de transporte C-130J-30 Super Hércules para a Austrália. Isso decorre da recente notificação emitida pelo Departamento de Estado e relatada, respectivamente, ao Congresso dos Estados Unidos para aprovação.
Esta confirmação chega poucos dias depois do Ministério da Defesa da Austrália anunciar sua decisão de renovar a atual frota de C-130J em serviço na Força Aérea Real Australiana (RAAF) há cerca de duas décadas (leia detalhes aqui).
A renovação da frota de transporte da RAAF atende aos requisitos do Projeto AIR 7404 Fase 1 para 2023. O Ministério de Defesa australiano identificou que o novo C-130J representa a única opção que atende a todos os requisitos de capacidade da Austrália, e garante a capacidade de mobilidade aérea da Defesa sem introduzir riscos substanciais de elevados custo, atrasos no cronograma e baixa capacidade.
O documento emitido pelo Departamento de Estado dos EUA na quarta-feira (02/11), autoriza a possível venda para a Austrália de até 24 aeronaves Lockheed Martin C-130J-30, em uma negociação cujo valor aproximado é de US$ 6.35 bilhões.
“A venda proposta aumentará a capacidade da Austrália de lidar com ameaças atuais e futuras, fornecendo à Força Aérea Real Australiana (RAAF) substitutos para sua envelhecida frota de aeronaves cargueiras, garantindo capacidade, confiabilidade e disponibilidade de transporte aéreo”, informou o documento.
Atualmente a RAAF opera uma frota de 12 C-130J, operados pelo 37 Squadron “Foremost”, sediado na Base Aérea de Richmond e cuja idade média é de 23 anos. Com a opção pela versão de fuselagem alongada do Super Hércules, além da modernização, a RAAF terá uma ampliação da sua frota cargueira.
Fonte: DSCA
@FFO