EUA aprova uma possível venda de Chinooks ao Egito. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou a possível venda de helicópteros Boeing CH-47F Chinook e equipamentos associados, incluindo 56 motores T-55-GA-714A (46 instalados, 10 sobressalentes), receptores de alerta de radar AN/APR-39 e munição e 75 metralhadoras M-240 (69 instaladas, 6 sobressalentes), para o Governo do Egito, a um custo estimado de US$ 2,6 bilhões. A informação foi vinculada pelo Pentágono no dia 26 de maio.
O Egito havia solicitado a compra de 23 helicópteros CH-47F Chinook, anunciou o Pentágono, acrescentando que o principal contratante será a Boeing Helicopter Co. “Esta proposta de venda apoiará a política externa e a segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a aumentar a segurança de um importante aliado não-OTAN que continua sendo um parceiro estratégico no Oriente Médio”, disse o comunicado do Pentágono. A notificação ao Congresso foi efetuada no dia 22 pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA).
Os novos helicópteros do Egito fortalecerão sua defesa nacional e deterão ameaças regionais, e o Cairo não terá problemas em “absorver esses equipamentos e serviços em suas forças armadas”, segundo os EUA. O Egito usará o CH-47F na Al-Qūwāt al-Gawwīyä al-Miṣrīyäem (Força Aérea do Egito) em esforços de socorro a desastres, operações especiais, helitransporte e exercícios conjuntos com as forças americanas na região. Hoje a Força Aérea do Egito possui 19 CH-47D distribuídos nos Esquadrões 18 e 33, com sede em Kom Awshim.
@CAS