EUA aprova pacote de modernização para os F/A-18F e EA-18G da RAAF. A Austrália foi autorizada a comprar 60 Global Lightning — Joint Tactical Terminal — Transceivers (JTT-X) e 24 Next Generation Electronic Attack Units (NGEAU) em um pacote anunciado pela Agência de Cooperação de Segurança de Defesa.
O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma solicitação de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) para a Austrália que visa modernizar a sua frota de aeronaves de ataque eletrônico EA-18G Growler e caças multifuncionais F/A-18F Super Hornet.
O anúncio da Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa (DSCA) em 16 de junho mostra que a Austrália foi autorizada a comprar 60 Transceptores de Terminal Tático Conjunto Global Lightning (Joint Tactical Terminal — Transceivers — JTT-X) e 24 Unidades de Ataque Eletrônico de Próxima Geração (NGEAU — Next Generation Electronic Attack Units) ao custo total estimado da venda é de US$ 2 bilhões.
“A venda proposta aumentará a capacidade da Austrália de enfrentar ameaças atuais e futuras ao fornecer os serviços de suporte de sustentação necessários para sua frota de aeronaves F/A-18F Super Hornet e EA-18G Growler”, diz o anúncio da DSCA.
O JTT-X é um terminal de comunicações projetado para fornecer informações críticas e sensíveis ao tempo sobre inteligência tática e alvos no campo de batalha para comandantes táticos e outros nós de inteligência de forma segura e quase em tempo real, usando redes de comunicações via satélite, conforme o NAVAIR.
O NGEAU oferece um recurso que aprimora a capacidade do Growler de processar e responder autonomamente a sinais eletrônicos desconhecidos em um ambiente eletromagnético extremamente denso. Conforme a Marinha dos EUA, ele implementa medidas reativas de Ataque Eletrônico usando algoritmos avançados de aprendizado de máquina para permitir efeitos contra radares ou modos de radar hostis ágeis, adaptáveis e desconhecidos.
O NGEAU faz parte de uma série de atualizações espirais de hardware e software para o EA-18G, conhecido como Growler Block II, que também incluirá melhorias em seus sistemas de ataque eletrônico aerotransportado.
O pacote também incluirá sistemas avançados de guerra eletrônica, sistemas de contramedidas de guerra eletrônica ALE-47, software de planejamento de missões conjuntas e peças de reposição e reparo para aeronaves.
A Austrália é atualmente a única operadora do EA-18G Growler, baseado no F/A-18F Super Hornet fora dos EUA. A Royal Australian Air Force (RAAF) possui 12 Growlers no 6 Sq e 24 F/A-18F no 1 Sq ambos sediados em Amberley, Queensland (YAMB).
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS