A Agência de Cooperação para a Segurança e Defesa dos EUA (DSCA) notificou o Congresso sobre a possibilidade de venda militar estrangeira (FMS) de um centro de treinamento de combate aéreo F-16 (ACTC) para a Jordânia.
Aprovado pelo Departamento de Estado dos EUA, o FMS está estimado em US $ 60 milhões, e inclui dispositivos relacionados, como treinadores de missão, táticas de combate, estações de instrutor/operador, simuladores de ambiente tático e estações de brief/debrief.
Também estão incluídos na venda estações de geração de banco de dados, centros de observação de missão, bem como suporte técnico e documentação, engenharia contratada, serviços técnicos e logísticos e outros serviços de apoio. A Lockheed Martin Corporation Rotary & Mission Systems servirá como contratante principal para a venda.
Fabricado pela Lockheed Martin, o F-16 Fighting Falcon é a aeronave de caça multifuncional de quarta geração da USAF. Atualmente, mais de 2.000 jatos F-16 estão em operação na USAF e 2.500 em operação em 25 outros países.
O F-16 ACTC permitirá que Real Força Aérea da Jordânia (RJAF) ofereça uma plataforma eficaz para treinamento dos seus pilotos, melhorando a capacidade de enfrentar ameaças atuais e futuras. A frota da RJAF está composta por 43 F-16AM e 15 F-16BM, todos operados por três esquadrões de caça na Base Aérea de Muwaffaq al Salti, em Al Azraq.
@FFO