• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EUA aprova apoio para os S-70B Seahawk da Grécia

6 de agosto de 2022
EUA aprova apoio para os S-70B Seahawk da Grécia (Foto: Marinha Grega).
EUA aprova apoio para os S-70B Seahawk da Grécia (Foto: Marinha Grega).

EUA aprova apoio para os S-70B Seahawk da Grécia. O Departamento de Estado dos EUA aprovou a possível venda para a Grécia de suporte logístico via Foreign Military Sales (FMS) para helicópteros Sikorsky S-70B Seahawk, em um pacote avaliado em aproximadamente de US$ 162 milhões. A informação foi confirmada pela Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (DSCA — Defense Security Cooperation Agency) em um comunicado no dia 2 de agosto.

O governo grego solicitou a compra de suporte logístico e de manutenção para os helicópteros S-70B Seahawk, incluindo peças de reposição, reparos, atualizações no sistema de missão da aeronave e gerenciamento da obsolescência do radar e sonar, entre outros itens logísticos.

A marinha grega opera 11 Sikorsky S-70B/B-6 Seahawks, a variante de exportação do Sikorsky SH-60 Seahawk da US Navy, desde 1997. Eles são matriculados de PN-51 a PN61 e estão operacionais no 2 MEN (Mira Elikopteron Naftikou) ou 2º Esquadrão de Helicópteros Navais do Hellenic Navy Air Command, sediado na Base Naval de Marathon/Kotroni (LGKN).

Este pacote complementa o processo de atualização dos 11 S-70B Aegean Hawk (designação local) que está em andamento no Grácia, em uma parceria da empresa Aeroservices (empresa certificada pela Sikorsky) e a Marinha Grega. A primeira aeronave (PN-58) foi entregue em maio de 2021.

O PN-58, o primeiro S-70B da Hellenic Navy modernizado pela Aeroservices em 2021 (Foto: Marinha Grega).
O PN-58, o primeiro S-70B da Hellenic Navy modernizado pela Aeroservices em 2021 (Foto: Marinha Grega).

A Grécia vem investindo pesado na atualização de suas forças armadas. Assinou recentemente vários acordos de alto valor, incluindo a compra do sistema drone dome de Israel, caças Dassault Rafale da França, UAS GE-ASI MQ-9 e atualizações para sua frota de Lockheed Martin F-16 dos EUA. Atenas também abordou Washington sobre a possível compra de pelo menos 20 jatos furtivos Lockheed Martin F-35A.

Isso é fruto das crescentes tensões entre turquia e Grécia, que vem crescendo novamente nos últimos anos, apesar de pressões dos EUA e de países da OTAN para não se deixar isto virar uma corrida armamentista desenfreada, ponde me risco a regão do Mar Egeu, Mediterrâneo Oriental e Chipre.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login