EUA aprova apoio logístico a frota de F-16 do Paquistão. A Agência de Cooperação de Segurança de Defesa dos EUA (Defense Security Cooperation Agency — DSCA) informou ao Congresso de uma potencial venda militar estrangeira (Foreign Military Sales — FMS) para apoio logístico a frota F-16 do Paquistão. A venda estimada em US$ 450 milhões também recebeu aprovação do Departamento de Estado dos EUA.
O governos do Paquistão pediu para unificar neste pedidos de suporte todas as demais solicitações logísticas em um único pedido. Espera-se que essa fusão elimine as chances de duplicação ao adicionar mais elementos de suporte para a frota da Força Aérea do Paquistão (Pakistan Air Force). Estão incluídos os serviços de engenharia, técnicos e de logística do governo dos EUA e de empreiteiros para o suporte da frota de F-16 do Paquistão. O serviço também irá incluir:
A venda proposta não inclui novas capacidades, armas ou munições. A Lockheed Martin é a contratante principal deste FMS. O mais recente suporte de sustentação aumentará as capacidades ar-terra da frota paquistanesa de F-16, o que permitirá uma contribuição contínua para as operações de contraterrorismo.
Em um comunicado, a DSCA disse: “Esta proposta de venda apoiará a política externa e os objetivos de segurança nacional dos EUA, permitindo que o Paquistão mantenha a interoperabilidade com as forças americanas e parceiras nos esforços contínuos de contraterrorismo e na preparação para futuras operações de contingência”.
@CAS