EUA aprova acordo para suporte a frota de T-6C da FAA. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda militar estrangeira de US$ 73 milhões de serviços de manutenção, atualização e logística das aeronaves Beechcraft T-6C Texan II à Força Aérea Argentina. O acordo foi divulgado pela Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos EUA (DSCA — Defense Security cooperation Agency) em 8 de abril.
O governo da Argentina solicitou modificações na estrutura dos aviônicos do T-6C para melhorar a confiabilidade e para a integração de munições de treinamento e tanques de combustível externos, segundo o comunicado da DSCA. Buenos Aires também está solicitando equipamentos de apoio as aeronaves e aos motores; peças de reposição; suporte de manutenção pesada; e serviços de suporte técnico, logístico e de engenharia como parte do pacote.
O acordo proposto precisa da aprovação do Congresso americano. “A proposta de renovação do apoio as aeronaves T-6 fornecerá ao governo da Argentina a capacidade de enfrentar ameaças atuais e futuras, revitalizando as capacidades de aeronaves de treinamento da Força Aérea Argentina e auxiliando no desenvolvimento geral de novos pilotos profissionais”, disse a DSCA.
A Textron Defense constrói o T-6 Texan II, um turboélice de treinamento e aeronave de ataque leve, que também está em uso no México, Colômbia, Canadá, Grécia, Israel, Iraque, Tunísia, Marrocos, Reino Unido e Estados Unidos. Em agosto de 2016, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de até 24 aeronaves T-6C+ para a Argentina, em um negócio estimado em US$ 300 milhões, para substituir seus Embraer EMB-312 Tucanos na função de treinador avançado. As aeronaves foram alocadas a EAM – Escuela de Aviación Militar (Escuadrón Texan) sediada em Córdoba (SACE). Em julho de 2021 a frota de 12 T-6C até hoje recebidas completou 10 mil horas de voo.
@CAS